Prefeitura de Barreirinha realiza lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha realiza lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo

Visando fomentar a cultura e fortalecer o setor artístico no município, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), realizou nesta sexta-feira (26) o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo.

Com os investimentos que somam mais de 290 mil reais, serão selecionados projetos nas áreas de audiovisual, dança regional, teatro, premiação de mestres e mestras da cultura popular, seleção de pareceristas e capacitações.

O lançamento aconteceu no Centro Cultural Theodoro Dutra com a presença do Prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, presidente da Câmara Municipal, vereador Klelson Alves, vereador Renilson Marinho, Secretário de Cultura e Turismo, Eronildo Cabral, demais secretários, coordenadores, conselheiros municipais e fazedores de cultura barreirinhenses.

“A Lei Paulo Gustavo é uma importante ferramenta para promover a democratização da cultura no município. A Prefeitura de Barreirinha tem dado todo o apoio técnico e administrativo para que as seleções possam acontecer da melhor forma”, ressalta o prefeito Glenio Seixas.

O evento teve como finalidade oferecer um entendimento profundo sobre os editais, além disso, oportunizar os profissionais da área cultural a tirar dúvidas.

Eronildo Cabral explica como será o processo de seleção e acesso aos recursos disponibilizados após o lançamento dos editais. “Os projetos foram destinado ao nosso município, a Prefeitura aderiu e hoje apresenta aos nossos fazedores de cultura barreirinhenses. As inscrições serão dividas em dois períodos, sendo que para pareceristas e capacitaçãoes já inicia no dia 29 de abril e segue até o dia 9 de maio e as demais áreas serão do dia 20 maio a 3 de junho”, destaca.

A Lei Paulo Gustavo é uma importante ferramenta de incentivo e desenvolvimento cultural. Criada pelo Governo Federal, o intuito é de valorizar artistas, produtores culturais e projetos artísticos em todo o país.

O artista plástico Josivan Castro já tem mais de 10 anos no ramo artístico, ele destaca a importância dos editais para a categoria. “Tudo isso serve para aprimorar e fortalecer cada vez mais a cultura. Já fui contemplado nos editais passados e fico feliz pela oportunidade dada aos artistas da terra para valorização da cultura local e a geração de renda. Agradeço a gestão municipal por olhar pela nossa classe e aderir a Lei Paulo Gustavo”, finaliza.