Visite Barreirinha - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Barreirinha é um município do interior do Estado do Amazonas localizado na microrregião de Parintins, a 334km de Manaus. Conhecida como a Princesinha do Paraná do Ramos, se destaca pela cultura diversa, belezas naturais e pelo povo hospitaleiro. Seu território contempla terras indígenas da etnia Sateré-mawé e também comunidades de remanescentes quilombolas, que representam um símbolo cultural e identidade marcante da localidade. Entre as festas mais populares está o Festival Folclórico dos Touros, Festa dos Marujos, Exposição Agropecuária, Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro e o aniversário da cidade. O município também é conhecido por ser a terra do poeta Thiago de Mello, um dos maiores expoentes da literatura brasileira, com reconhecimento internacional.

PONTOS TURÍSTICOS

IGREJA MATRIZ

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Socorro é um dos cartões postais da Princesinha do Paraná do Ramos. Localizada na orla da cidade, o templo é símbolo da religiosidade da localidade, sendo inaugurada em 19 de março de 1988, teve como projetistas e diretores da obra os padres Mário Pasqualotto e Henrique Uggé. Mesmo depois de reformas e novas pinturas, a Matriz não perdeu seus traços e encantos de mais de 30 anos atrás.

PRAÇA DO CRISTO

Construída junto a igreja de Nossa Senhora do Bom Socorro, a praça do Cristo está localiza na orla da cidade. Um ambiente agradável por conta da estrutura e paisagismo, a praça se configura como um espaço de lazer e convivência comunitária, possibilitando visão privilegiada do Paraná do Ramos. Além disso, se tornou um ponto de referência por conter o letreiro que identifica o município, sendo uma boa opção para registros fotográficos.

EDIFÍCIO MILITÃO DUTRA

O Edifício Militão Dutra foi construído entre os anos de 1964 e 1969 para ser a sede da Prefeitura Municipal de Barreirinha, se tornando uma referência histórica da Princesinha do Paraná do Ramos. Em 2009, 40 anos depois da inauguração e de sediar importantes gestões, o prédio foi abandonado após ser tomado pela enchente dos rios. Devido a visão e trabalho do atual prefeito municipal, Glenio José Marques Seixas, em 2022 o Edifício foi regatado, sendo motivo de orgulho para população barreirinhense.

RIO ANDIRÁ

A região do Rio Andirá é um atrativo do município, uma excelente opção para quem deseja realizar passeios e contemplar as belezas naturais do local, como as águas cristalinas, extensa floresta, e as belas praias que são o foco dos visitantes. Além da fauna e flora, a região é berço de cinco comunidades tradicionais de remanescentes quilombolas, tendo como centro o distrito Santa Tereza do Matupiri, e também abrange terras indígenas do povo Sateré-Mawé.

FREGUESIA DO ANDIRÁ

Localizada na região do Rio Andirá, Freguesia é um distrito que tem como berço umas das manifestações mais tradicionais do município de Barreirinha, a Festa dos Marujos. Além da Marujada, Freguesia tem como referência a casa do renomado poeta barreirinhense Thiago de Mello.

SEDE DA ACAAB

Para quem deseja conhecer um pouco da arte barreirinhense, a Sede da Associação Cultural dos Artistas e Artesãos de Barreirinha (ACAAB) é uma boa opção. O local possui uma diversidade de artesanatos, peças em madeira, cerâmica, esculturas, telas, dentre outras opções. Além disso, periodicamente, conta com exposições artísticas relacionadas ao contexto amazônico.

PROJETO PÉ-DE-PICHA

Há mais de 20 anos o município de Barreirinha contribui com o meio ambiente realizando a soltura de centenas de Tracajás, Tartarugas e Içás por meio do Projeto Pé-de-Pincha, um programa de extensão universitária que visa conservar as populações de quelônios através do manejo participativo, envolvendo ribeirinhos, produtores, professores e alunos, para um trabalho de Educação Ambiental.

FESTIVIDADES

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE BARREIRINHA

Realizado ao final do mês de setembro, o Festival Folclórico de Barreirinha acontece no município há mais de 40 anos, tendo como principal atração a disputa dos bumbás Touro Preto e Touro Branco, além de contar com apresentações de danças tradicionais e folclóricas.

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

É um evento que possui como tema principal a exposição de animais e produtos agrícolas, competições e espetáculos musicais. A exposição acontece uma vez por ano e tem a duração de três dias, contando com a participação de grandes públicos nas programações que se estendem durante todos os turnos do dia.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO BOM SOCORRO

Símbolo da religiosidade do povo barreirinhense, a festa da padroeira do município movimenta a cidade entre os dias 05 e 15 de agosto, proporcionando a população e aos visitantes momentos de fé, devoção e entretenimento.

Festa da Nossa Senhora do Bom Socorro

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Comemorado no dia 9 de junho, o aniversário da cidade é um dos eventos mais esperados pela população, conta com uma programação diversa envolvendo atividades esportivas, culturais e shows com atrações regionais e nacionais.

FESTA DOS MARUJOS

Símbolo de resistência da cultura popular barreirinhense, o festejo é centenário e traz em evidência a religiosidade e culto a São Benedito, por meio de danças, cortejos e procissões. A festa acontece todos os anos dia 26 de dezembro, e é apreciada pela população do município e demais localidades. A programação se estende por todo dia e contempla eventos religiosos e atrações musicais.

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!