História - Prefeitura Municipal de Barreirinha
  • História
  • Geografia
  • Cultura
  • Economia
/*! elementor - v3.21.0 - 18-04-2024 */ .elementor-widget-text-editor.elementor-drop-cap-view-stacked .elementor-drop-cap{background-color:#69727d;color:#fff}.elementor-widget-text-editor.elementor-drop-cap-view-framed .elementor-drop-cap{color:#69727d;border:3px solid;background-color:transparent}.elementor-widget-text-editor:not(.elementor-drop-cap-view-default) .elementor-drop-cap{margin-top:8px}.elementor-widget-text-editor:not(.elementor-drop-cap-view-default) .elementor-drop-cap-letter{width:1em;height:1em}.elementor-widget-text-editor .elementor-drop-cap{float:left;text-align:center;line-height:1;font-size:50px}.elementor-widget-text-editor .elementor-drop-cap-letter{display:inline-block}

Barreirinha é um município do interior do Estado do Amazonas que se estende por uma região de 5.751,765 km² e conta com 32.919 habitantes, conforme os dados do último censo. Conhecida como a Princesinha do Paraná do Ramos, está localizada na mesorregião Centro Amazonense e na microrregião de Parintins.

A cidade surgiu em meados de 1830, oriunda de um povoado onde se localiza hoje o Distrito Freguesia do Andirá, núcleo por sua vez, da Missão do Andirá, criada em 1848 pelo capuchinho Pedro de Cariana. Até então, era jurisdicionada pela Província do Pará, que exercia também jurisdição sobre a comarca do Alto Amazonas.

Em 1851, chega ao local o jesuíta Manuel Justino de Seixas, que constrói uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Socorro, um importante evento para o povoado. Um ano depois, foi elevada a Curato, e em 1853, teve sua denominação mudada para Nossa Senhora do Bom Socorro do Andirá, sendo nesta altura um distrito de Parintins. Alguns anos à frente, o distrito recebe o nome de Andirá. Devido a dificuldade de acesso no período da vazante dos rios, em 1870 a Sede foi transferida para um local chamado Barreirinha, nome dado por possuir terras de barreiras elevadas, e pela Lei Provincial nº 539 foi criado em 1881 o município de Barreirinha, sendo desmembrado de Parintins.

A economia da cidade cresceu muito desde que foi elevada a município, porém em meados dos anos 1920 uma crise se instalou, sendo resultado de eventos como invasões, saques, enchentes dos rios que acabaram por devastar plantações, destruindo mais da metade da lavoura cacaueira, uma das mais importantes da época. Neste período, atos estaduais determinaram que Barreirinha voltasse a fazer parte de Parintins.

Em 1935, Barreirinha ressurge como município, a cidade estava oficialmente reconhecida como um território. E, após essa restauração, houve a primeira eleição municipal, tendo eleito como prefeito o senhor Militão Soares Dutra.

Atualmente, o município de Barreirinha possui 14 distritos e 170 comunidades, em uma região onde a fauna e flora são ricos, cenário natural que desperta atenção de visitantes. Seu território contempla terras indígenas da etnia Sateré-mawé e também comunidades de remanescentes quilombolas, que representam um símbolo cultural e identidade marcante da localidade. O município também é conhecido por ser a terra de Thiago de Mello, um dos maiores expoentes da literatura brasileira, e também se destaca pelas suas festas e tradições, como o Festival Folclórico dos Touros, Festa dos Marujos, Exposição Agropecuária, Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro, dentre outras.

Fonte: IBGE Prefeitura de Barreirinha-AM Sinopse Histórica do Município de Barreirinha – Aurélio Carneiro de Andrade

O município de Barreirinha está localizado na região do Baixo Amazonas, às margens do Paraná do Ramos e próximo à confluência com o Rio Amazonas, tendo uma área total de 5.751,765km², conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A região é caracterizada pela floresta amazônica densa e rica biodiversidade, sendo contemplada com as águas do caudaloso Rio Andirá. Além de possuir diversos igarapés e lagos, que também são utilizados para a pesca e navegação.

O clima na região é quente e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 30°C. O período de precipitações ocorre durante os meses de dezembro a junho, quando há a ocorrência de chuvas intensas e frequentes. Durante o período de estiagem, que vai de julho a novembro, há uma redução significativa das chuvas na região dando início a estiagem dos rios.

Barreirinha possui costumes e tradições que são retratadas em diversas manifestações culturais celebradas durante o ano. Em seu território contempla a diversidade dos povos ao longo do rio Andirá, nosso rio de águas escuras é a morada dos filhos da tucandeira, os índios Sateré-mawé que em suas aldeias, residem na TI Andirá-Marau. Em nosso município encontram-se as comunidades de remanescentes quilombolas, que representam um símbolo cultural e identidade marcante dos Cabanos que aqui se refugiaram. As festas populares representam os traços originais do povo ariramba em cantos, lendas, ritos e demais representações artísticas. Entre as festas mais populares está o Festival Folclórico de Barreirinha, com a disputa de Touro

Barreirinha destaca-se no plantio de mandioca, com a produção anual estimada em 768 toneladas numa área de 521 hectares, destaque para o beneficiamento dessa matéria prima que resulta na comercialização de seus derivados como o tucupi, goma (tapioca) e fécula, farinha, além de outros itens alimentares.

Registram-se ainda, como promissoras as culturas de abacaxi, melancia e maracujá em consórcio com a introdução de aproveitamento do solo para outras culturas permanentes: abacate, laranja, acerola, banana e caju, todo esse sistema voltado para a revitalização de um programa definitivo, a médio e longo prazo de efetiva fruticultura tropical, que objetiva uma mescla heterogênea de culturas permanentes com a manutenção das espécies efetivamente regionais como o cupuaçu, o ingá, o araçá-boi.

O Poder Executivo Municipal tem apostado em uma nova alternativa de fortalecimento da política de geração de renda a partir do manejo do Babaçu, fruto com alto valor de mercado e que possibilita a extração do meio ambiente de forma sustentável.

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!