Setor primário: Sempa e Idam levam assistência técnica aos piscicultores do município - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A equipe técnica esteve nesta sexta-feira (2), na comunidade de Tucumanduba realizando a biometria dos peixes, análise da qualidade da água e levantamento sobre doenças parasitárias em tambaqui

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizada pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (SEMPA) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), tem transformado a vida de produtores rurais do município. É o caso do piscicultor Reginaldo Matos, da comunidade de Tucumanduba, na região do rio Andirá, que nesta sexta-feira (02) recebeu os técnicos em sua propriedade.

O criador conta que é recente na atividade e que, influenciado por técnicos, resolveu investir na piscicultura como forma de adquirir renda e melhorar a qualidade de vida de sua família. “Vai fazer dois anos que estou trabalhando com a piscicultura e é ela que tem me dado renda para cuidar da minha família. Agradeço muito a assistência técnica que sempre recebo para continuar com minha produção”, disse o produtor.

Reginaldo cria tambaquis em gaiolas localizadas à margem do rio. Em sua criação foi realizada a biometria dos animais, análise da qualidade da água e levantamento sobre doenças parasitárias.

O secretário da Sempa, Kennedy Andrade, subsecretário George Beltrão, e o gerente do Idam local, Rafael Koide, também reuniram com produtores locais para disseminar informações sobre o setor dentro do município. “A vinda na localidade foi propícia para reunir com produtores locais que têm interesse em criação de aves, suínos, na agricultura, piscicultura para o acesso a crédito. Esse é um pedido do prefeito Glenio Seixas, que é o maior incentivador para que a população seja beneficiada”, disse o Kennedy Andrade.