Saúde: Prefeitura realiza 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Saúde: Prefeitura realiza 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS

Com o objetivo de apresentar projetos desenvolvidos no município e compartilhar experiências com a população e profissionais da saúde, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realizou nesta terça-feira (16), a 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS. O evento aconteceu no Centro Cultural Theodoro Dutra e trouxe abordagens dos projetos Sai da Rede, Do Banzeiro a Estradas, Da Sala ao Solo, Ações de Combate da Malária no Território Indígena Sateré-Mawé e SUS para Elas.

O secretário de Saúde, Péricles Tavares, destacou a importância do evento para população e também para os profissionais que executam as atividades. “A população é quem ganha com toda essa ação dos profissionais da saúde que desenvolvem projetos intensificando os trabalhos em prol de uma saúde pública de qualidade. Essa a missão da gestão municipal, sempre comprometida com o bem-estar dos cidadãos e buscando melhorias para termos um município cada vez mais desenvolvido”, enfatiza.

Durante o evento houve a escolha das melhores propostas apresentadas, por caráter avaliativo, com banca de profissionais especializados.

A responsável do projeto campeão “Da Sala ao Solo”, enfermeira Dorisnei Matos, explica que o trabalho desenvolvido aborda a temática dos desafios da saúde ribeirinha no município. “O projeto tem grande importância para nosso município, porque nos mostra as peculiaridades e os desafios de trabalhar nas áreas rurais de Barreirinha, uma vez que o clima, a enchente e a seca são fenômenos naturais que prejudicam o acesso a tais lugares”, disse.

Projetos escolhidos:

1- Projeto: Da Sala ao Solo: Desafios de uma equipe ribeirinha nos indicadores do Previne Brasil/Pré-Natal

Responsável: Dorisnei Matos

2- Projeto: Ações de combate da malária no Território Indígena Sateré-Mawé, município de Barreirinha, Amazonas

Responsável: Cláudia Carneiro

3- Projeto: SUS para Elas: Desafios da saúde da mulher ribeirinha nos territórios líquidos

Responsável: Telma Cleonice Souza