Prefeitura de Barreirinha realiza culminância do projeto “A alma não tem cor” nas escolas quilombolas do Andirá - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha realiza culminância do projeto “A alma não tem cor” nas escolas quilombolas do Andirá

As ações foram voltadas ao tema de valorização do povo negro, reconhecimento da identidade afro-brasileira e de seu valor quanto pessoa humana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com o objetivo de conscientizar os alunos das escolas quilombolas do Rio Andirá sobre a valorização cultural, a Secretaria de Educação (Semed), por meio do Setor Quilombola, realizou no mês de junho atividades do projeto de intervenção “A alma não tem cor”.

As ações foram voltadas ao tema de valorização do povo negro, reconhecimento da identidade afro-brasileira e de seu valor quanto pessoa humana, com culminância nas escolas municipais do Ituquara, São Paulo do Açu, São Pedro, Boa Fé, Santa Tereza do Matupiri e Trindade.

“Neste ano de 2024 nosso projeto completa 3 anos de atividades nas Escolas Municipais Quilombolas. Essa troca de saberes é de suma importância para a comunidade escolar, uma vez, que se busca fazer com que cada agente seja sensibilizado e consciente de seus diretos, buscando valorizar de forma positiva sua identidade”, explica a coordenadora do Setor Quilombola, Jucinara Cabral.

A proposta do projeto é direcionada para Educação Infantil, fundamental I, fundamental II da educação básica e a modalidade EJA e é desenvolvido em três momentos. Nas apresentações deste ano as escolas resgataram as danças como a Onça te pega, a dança do Jaçanã e a dança da Garcinha, ainda houve a confecção de cartazes e tecnologias quilombolas com materiais naturais encontrados em cada comunidade remanescente quilombola.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Centro do Idoso de Barreirinha encerra atividades com programação especial
Barreirinha conquista prêmio na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Prefeitura de Barreirinha promove encerramento do Programa Nacional da Leitura e Escrita na Educação Infantil
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!