Prefeitura de Barreirinha promove ação da Campanha Janeiro Branco em Freguesia do Andirá - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Com o objetivo de orientar, conscientizar e alertar a população freguesiense para os cuidados com a saúde mental e emocional, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) e UBS João do Lago Pereira, realizou nesta sexta-feira (02), no Distrito de Freguesia do Andirá, uma ação voltada para a saúde mental com a participação dos moradores. A programação do evento contou com palestra ministrada por psicóloga, prática de exercícios físicos, e a distribuição de brindes aos presentes.

De acordo com a subsecretária de Saúde do município, Jociane Siqueira, a iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco, aproveitando o momento em que as pessoas estão traçando metas e planos para o ano. “A saúde mental vai além do tratamento clínico. Mas inclui o autocuidado, com alimentação saudável, prática de exercícios físicos, autoconhecimento e pausas na rotina diária, onde todos esses hábitos desempenham um papel crucial na prevenção de transtornos mentais. Agradeço aos envolvidos nessas ações, os profissionais de saúde, a diretoria de Freguesia, comunitários, ao secretário de saúde Péricles Vieira, ao prefeito Glenio Seixas que sempre apoia e incentiva iniciativas como essa”, explica.

A moradora da localidade, professora Tainara Belo Brasil, disse ter gostado do evento. “Eu gostei bastante de participar dessa ação de saúde mental através da equipe que veio até o nosso distrito. Muito boa a palestra da psicóloga Maria Iracema e a participação dos demais profissionais, pois deixaram bem claro que devemos cuidar não somente da nossa saúde física, mas também da nossa saúde mental. E, por fim, agradeço a todos por esse importante evento”.

Estavam também presentes na ação, o presidente distrital, Valdinei Carneiro, os profissionais que atuam na UBS João do Lago Pereira e a coordenação da Atenção Básica de Saúde da área rural do município.