Prefeitura de Barreirinha leva ações de cidadania e saúde para a população indígena Sateré-Mawé - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) Secretaria Extraordinária Para Assuntos Indígenas (Semeai) e Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu nos dias 17 e 18 de abril ação de saúde e cidadania para a população indígena Sateré-Mawé, na aldeia Simão. A ação faz parte da programação da Semana dos Povos Indígenas, que se estenderá até o dia 20 deste mês.

Os serviços ofertados foram voltados para garantir acesso à documentação civil básica com a emissão de documentos pessoais, atualização do Cadastro Único, inscrição no Programa Bolsa Família, alistamento Militar, serviços de aposentadoria, auxílio maternidade e demais benefícios.

A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), ancorada no porto da aldeia, ofertou atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos, contando com uma farmácia abastecida para atender a população.

O secretário de Saúde, Péricles Tavares, explicou a ação que busca beneficiar o maior número possível de pessoas. “A intenção da administração é chegar e atender muitos de nossos irmãos indígenas tando com os serviços de saúde quanto com os de cidadania, e, dessa forma, fazer com que eles garantam seus direitos e para que possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades”, enfatiza.

O tuxaua da aldeia Simão, Lourimar da Paz, agradeceu aos envolvidos na ação pela oportunidade e trabalho em benefício ao povo Sateré-Mawé. “Agradeço ao prefeito Glenio Seixas e aos demais profissionais que nos dão a oportunidade de ter os atendimentos em nossa comunidade. Sabemos da dificuldade que é ir até a cidade atrás desses serviços e ter eles aqui nos ajuda muito”, finaliza.

Durante o evento houveram palestras com profissionais de assistência social, saúde e polícia civil.