Prefeitura de Barreirinha lança Campanha Novembro Azul com ação de saúde - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha lança Campanha Novembro Azul com ação de saúde

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa),  lançou nesta terça-feira (14/11) a campanha Novembro Azul. A ação busca conscientizar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, além de incentivar esse público a realizar exames preventivos, como o PSA.

A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Irene Babá, localizada no Bairro Nova Conquista e contou com a presença do Representante do município em Manaus, Darlan Taveira, coordenador da Atenção Básica de Saúde da Sede, Fisioterapeuta Leolpoldo Tavares, coordenador municipal da Saúde do Homem, Ricardo Portilho, demais profissionais de saúde e os participantes.

Seguindo a programação, pela manhã, dezenas de homens tiveram a oportunidades de realizar o exame de sangue (PSA). De acordo com o Coordenador da atenção básica de saúde da sede, Leopoldo Tavares, a ação superou as expectativas, considerando o número de usuários presentes. “Contamos com um quantitativo de homens expressivo na Unidade, onde todos realizaram a parte da testagem e, posteriormente, se houvesse alterações, o paciente era direcionado aos médicos. Por todo o mês, as UBSs tanto da sede, como do interior estarão sendo abastecidas com esses testes, que serão a maioria realizados diariamente”, frisa.

Um dos usuários que realizou o teste foi o senhor Francinaldo Rodrigues, que relata da importância da participação dos homens em ações voltadas a saúde. “Nós homens sempre buscamos desculpas para não ir em busca de atendimentos médicos ou até mesmo fazer esse tipo de exame anualmente. Então, esse é o momento, nós homens temos que aproveitar e buscar nos cuidar, ainda mais no que se refere à próstata. Vamos aproveitar, as portas das UBSs, assim como os médicos, técnicos, estão aqui para realizar qualquer tipo de atendimento, não deixe de procurar ajuda”, disse.

O Câncer de próstata é o tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga do homem e que envolve a uretra, canal que liga o órgão ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.