Na Semana da Mulher, primeira-dama de Barreirinha incentiva planejamento familiar definitivo de mulheres - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A programação da Semana da Mulher no município de Barreirinha vai também beneficiar mulheres com procedimentos cirúrgicos e promover o planejamento familiar definitivo, por meio da cirurgia de laqueadura tubária.

Mulheres que aguardavam em lista de espera foram convocadas e agora estão aptas para receber o procedimento. Na tarde de terça-feira (05/03), as contempladas estiveram reunidas com a primeira-dama do município Dra. Walcilene Dutra, chefe de gabinete, Darlan Taveira, subsecretária de Assistência Social, Mônica Tavares, médico cirurgião, Dr. Ítalo Reategui, gerente de enfermagem, Sandriane Lopes e demais membros da UHB, onde foram entregues a documentação de risco cirúrgico. A ação ocorrerá de forma intensificada durante todo mês de março e poderá se estender até final do ano.A iniciativa louvável é da primeira-dama do município, Dra. Walcilene Dutra, como uma forma de comemorar mais uma conquista das mulheres em relação a aprovação da Lei da Laqueadura (14.443/2022). Ela destaca que as mudanças na Lei são de extrema importância da liberdade de escolha das mulheres quanto ao planejamento familiar.

“A redução da idade mínima para 21 anos, não necessidade de consentimento do parceiro e vontade de exercer mais liberdade ao nosso corpo, são conquistas importantes das mulheres que merecem ser evidenciadas. Essas mulheres são símbolos de que podemos ter controle sobre nossas vontades e escolher viver do nosso jeito. Parabenizo a elas pela coragem e desejo sucesso na cirurgia”, expressa a primeira-dama.Carla Carneiro de Jesus, foi uma das primeiras beneficiadas a realizar a cirurgia. “Desde quando eu tive meu primeiro filho, eu queria fazer esse procedimento, mas ainda não podia. Depois de 11 anos, eu consegui e sei que foi na hora certa. Fico muito agradecida pela prefeitura, o prefeito e a primeira-dama, que esteve presente aqui com a gente”, agradece.