Na Agrovila do Caranã, 35 produtores rurais estão sendo beneficiados com a implantação da Unidade Demonstrativa de Abacaxi - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A implantação da Unidade Demonstrativa será uma vitrine para que produtores de outras comunidades possam visitar e conhecer as tecnologias que estão sendo utilizadas naquela área

Com intuito de incentivar o crescimento da cadeia produtiva na região rural, a Prefeitura de Barreirinha em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizou nesta terça-feira (25/07) o plantio de mudas de abacaxi da variedade Turiaçu compondo a primeira unidade demonstrativa do fruto a ser implantada no município.

A ação de extensão rural beneficia diretamente 35 produtores agrícolas da Agrovila do Caranã que agora estão esperançosos com a chegada do aporte técnico e todo direcionamento explanado durante as atividades, o que deverá ser aproveitado durante o desenvolvimento dos frutos.

O gerente da Unidade Local do IDAM, o engenheiro agrônomo Rafael Koide, fala da implantação da Unidade Demonstrativa que será uma vitrine para que produtores de outras comunidades possam visitar e conhecer as tecnologias que estão sendo utilizadas naquela área. “Esse projeto vai ter duração até 2026, em cada ano entra um novo ciclo de cultivo. A princípio com 20 mil mudas, depois os tratos culturais, colheita e mais cursos voltados diretamente aos produtores. Nessa fase, as atividades em campo foram conduzidas pela coordenadora estadual do PP Abacaxi, Silvia Abreu”, explica.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, o apoio dos órgãos do governo municipal é de fundamental importância para o fortalecimento das atividades do setor primário de Barreirinha. O trabalho é fruto da soma das partes, Prefeitura de Barreirinha, Governo do Estado, IDAM e Secretaria de Produção que juntos atuaram para efetivar a Unidade Demonstrativa do Abacaxi. Agradecemos em especial o prefeito Glenio Seixas, o governador Wilson Lima e o diretor-presidente do IDAM, Daniel Borges, que foram fundamentais na execução dessa atividade”, finaliza Koide.

Por: Decom/PMB