Barreirinhenses participam de 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Barreirinhenses participam de 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Comitivas de todos os Estados estiveram reunidas, em Brasília, para debater políticas culturais na 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada pelo Ministério da Cultura, de 4 a 8 de março. Na delegação, formada por 45 representantes de diferentes segmentos culturais do Amazonas, estava os barreirinhenses Jonildo Seixas, representando o poder público, Geter Sateré, a sociedade civil, e Lucimar Marques, membro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (MinC).A conferência reuniu as principais personalidades culturais do país para discutir as políticas públicas que irão orientar o Plano Nacional de Cultura nos próximos dez anos. Além das reuniões do Conselho Nacional de Política Cultural, a programação também incluiu shows abertos ao público na área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Júnior Seixas, representante do poder público no evento, destaca que o encontro tem grande relevância para buscar políticas públicas para o país. “Tivemos uma reunião com o senador Omar Aziz que declarou total apoio as causas culturais e políticas públicas do Amazonas. Nós, enquanto delegados, temos dialogado com segmentos culturais diferentes, com o objetivo de troca de conhecimentos e apresentar nossos projetos, culturas e tradições da nossa terra”, enfatiza.Ainda durante o evento, a União do Fórum Nacional de Gestores de Cultura articulou junto ao Ministério da Cultura a liberação imediata do recurso da Lei Aldir Blanc, conhecida como Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O valor destinado a Barreirinha foi de R$ 232.930,00 que serão destinados à cultura.