UBS Fluvial de Barreirinha realiza mais de 5 mil atendimentos de saúde na área quilombola - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A Unidade Básica de Saúde Fluvial do município de Barreirinha retorna à cidade após realizar cerca de 5.685 atendimentos de saúde nas comunidades remanescentes de quilombolas do rio Andirá no período de 18 a 25 de setembro.

As visitas constantes da UBSF na área rural de Barreirinha é uma determinação do prefeito Glenio Seixas, que leva atendimentos em saúde de qualidade ao povo ribeirinho.

As localidades quilombolas beneficiadas com os atendimentos de saúde foram o Distrito de Matupiri, São Paulo do Açú e ainda as comunidades do Trindade, Boa Fé, Boas Novas, Ituquara, São Pedro do Andirá, além dos núcleos São Marcos, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Aparecida. Ao todo a UBSF realizou aplicação de vacinas, consultas médicas e odontológicas, consultas de enfermagem, avaliação nutricional, atendimentos fisioterapeutico, ações sociais, exames laboratóriais, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas como hipertensão e diabetes e distribuição de medicamentos na farmácia.

De acordo com o coordenador de atencão básica de enfermagem, enfermeiro Elison Gonçalves, a Prefeitura de Barreirinha por meio da Semsa, com o empenho do secretário de Saúde Péricles Vieira e de toda a equipe de profissionais, cumpriu mais cronograma de atendimentos na área rural. “A gente fica muito feliz pela população acreditar e confiar nos nosso trabalho e agradeço a equipe que se disponibilizou para fazer as viagens, e isso é um compromisso do governo municipal com a população em levar assistência de saúde aos locais de difícil acesso por conta da seca, então realizamos não somente atendimentos na UBSF, mas também visitas domiciliares em pessoas acamadas  e com dificuldades de locomoção”, disse.

Francimarlem de Castro, moradora do distrito de Santa Tereza do Matupiri disse estar satisfeita com os atendimentos dos profissionais de saúde. “Pra nós é um prazer enorme ser atendido pela UBS fluvial porque ela vem trazer vários benefícios para os nossos comunitários. A gente chega na unidade com problemas de saúde e os profissionais chegam sorrindo pro nosso lado, até melhora nossa autoestima” expressou.