Prefeitura de Barreirinha realiza I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos delegados que representarão Barreirinha na Conferência Estadual e, posteriormente, na etapa nacional do evento

A saúde pública de Barreirinha foi o centro das discussões durante a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada nesta terça-feira (25) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os debates abordaram o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, buscando maneiras de tornar o Sistema Único de Saúde mais eficaz, e enfatizando a importância do envolvimento cidadão na busca por melhorias no tratamento e na qualidade de vida.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Péricles Vieira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Portilho, profissionais da saúde, estudantes e membros da comunidade em geral.

A dinâmica da conferência foi estruturada em três eixos temáticos: 1) Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; 2) Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e 3) Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção de saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos delegados que representarão Barreirinha na Conferência Estadual e, posteriormente, na etapa nacional. Foram eleitos: Elison Gonçalves (Gestão em Saúde), Rosene Rodrigues (Trabalhador da Saúde), Ricardo Marinho (Usuário do SUS) e Enrique Calixto (Usuário do SUS). “Essa eleição é fundamental para garantir que as necessidades e propostas locais sejam representadas em fóruns maiores, assegurando uma voz ativa na construção de políticas públicas de saúde”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Portinho.A Conferência Municipal é uma preparação para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que será realizada no mês de dezembro, em Brasília.