Luz na educação: Barreirinha presta assistência educacional para comunidades isolada do povo Sateré-Mawé - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Luz na educação: Barreirinha presta assistência educacional para comunidades isolada do povo Sateré-Mawé

O prefeito Glenio Seixas entregou as escolas de Santo Antônio e Kuruatuba distantes a mais de 113 quilômetros da sede de Barreirinha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, beneficiou o povo indígena Sateré-Mawé, nesta sexta-feira (01/09), com a entrega de duas escolas nas aldeias Kuruatuba e Santo Antônio, ambas localizadas no Alto Andirá. O feito é inédito, visto que é a primeira vez que um prefeito constrói escolas nessa região.

As obras são frutos de parceria entre a Prefeitura de Barreirinha e Governo do Amazonas na construção de quatro prédios escolares no Alto Andirá. “Não existia um espaço adequado para que professores e alunos pudessem estudar, por isso, tivemos a preocupação em construir escolas nesse território, um trabalho que a Prefeitura Municipal vem fazendo com muito afinco. Já entregamos treze escolas em todo território indígena e daqui pra frente isso vai melhorar ainda mais”, disse o prefeito.

Além do prefeito Glenio Seixas, estiveram presentes nas inaugurações o vice-prefeito Ridson Barbosa, vereadores Klelson Alves e Erasmo Oliveira, coordenador-geral dos Direitos Sociais Indígenas no Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Cabral, representante do município em Manaus, Darlan Taveira e o secretário de Educação, Márcio Rogério.

“Um marco histórico quando uma gestão chega a um local isolado de tão difícil acesso e realiza esse trabalho grandioso. A gente precisa fortalecer e intensificar ainda mais esse trabalho, principalmente na Educação linkado ao Social e a questão de Território”, afirma Jecinaldo Cabral.

Construídas de forma mista, utilizando madeira e cimento, as escolas seguem um padrão conforme a cultura e as tradições dos povos tradicionais indígenas, contendo sala de aula, cozinha, banheiros e refeitório.

Liderança indígena da aldeia Kuruatuba, André Batista, falou da emoção após a entrega do prédio escolar. “Esse dia é histórico para nossa aldeia e eu nunca vou esquecer. Isso é um grande avanço em favor da melhoria da educação e eu só tenho a agradecer ao prefeito Glenio Seixas”, finaliza.

Além das duas escolas entregues, a Prefeitura está em fase de finalização de mais duas nas aldeias Conceição e São Raimundo que em breve serão entregues ao povo indígena. Entre revitalização de prédios escolares e inauguração de novos educandários, a gestão Glenio Seixas chega a marca de 13 escolas entregues nas regiões do Alto, Médio e Baixo Andirá, que contempla as comunidades indígenas.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Centro do Idoso de Barreirinha encerra atividades com programação especial
Barreirinha conquista prêmio na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Prefeitura de Barreirinha promove encerramento do Programa Nacional da Leitura e Escrita na Educação Infantil
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!