Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o Conselho Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Barreirinha, realizou nos dias 1 e 2 de dezembro a I Conferência Municipal de Cultura. Reunindo mais de 200 participantes da sociedade civil e organizada, o evento proporcionou uma série de debates democráticos sobre as políticas culturais, sendo a maior do interior do Estado.
O prefeito Glenio Seixas, ao lado do representante de Barreirinha, Darlan Taveira, vereador Renilson Marinho, secretários municipais, membros do Conselho Estadual de Cultura e representantes de entidades religiosas estiveram presentes no ato de abertura do evento.

Os principais objetivos dessa iniciativa são promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e também definir diretrizes prioritárias e necessárias à garantia do direito à cultura.
Para o prefeito Glenio Seixas o encontro foi de fundamental importância para ampliar as discussões sobre o setor cultural do município. “A realização da primeira Conferência de Cultura é um marco para o município e a gente fica feliz em estar colaborando e ver a sociedade civil participando. Acredito que esse evento é uma etapa primordial para grandes avanços na cultura do nosso povo barreirinhense”, destaca.
A abertura do evento contou com apresentações das manifestações culturais do município, como os marujos de Freguesia do Andirá, Touro Branco e Touro Preto, pastorinha, lundum, entre outros.
A programação da Conferência se estendeu por todo o sábado (2/12), com a apresentação e discussão dos eixos temáticos, formulações e definição de propostas para etapa seguinte, eleições dos delegados e outras deliberações.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Eronildo Cabral, o evento foi uma oportunidade de discutir políticas culturais para o município e teve êxito na aprovação do plano apresentado. “Foram mais de 10 horas de discussões dos seis eixos, das muitas propostas e, graças a Deus, todos entraram em um entendimento, porque tanto o poder público, como a sociedade civil estão com o objeto de fazer que esse plano e as propostas sejam aprovadas adiante, para que a gente consiga construir ações para dar ainda mais oportunidades aos nossos fazedores de cultura”, disse.
A Conferência contou ainda com a participação de membros do Conselho Estadual e Nacional de Cultura, que foram de fundamental importância para o andamento do evento. Estiveram presentes Everaldo Barbosa – Conselheiro estadual de música, André Durand-Conselheiro estadual de dança e secretário estadual, Jordânia Damasceno- Conselheira estadual de teatro, Pedro Cacheado-Conselheiro estadual de áudio visual e Lucimar Marques-Conselheira de cultura popular de matriz ibérica e nacional da região norte.
Os delegados(as) eleitos para Conferência Estadual de Cultura, nos termos da portaria Minc nº 45, de 4 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura – 4ª CNC, foram:
Delegados representantes do poder público:
1 – Jonildo de Seixas Dutra Junior
2 – Jacy da Silva Correa
Delegados representantes da sociedade civil:
1 – Gabriele Vieira Cabral
2 – Alcione Carvalho Lago
3 – Vicente Rodrigues de Freitas
4 – Geter Correa Cabral Filho
5 – Rui Peterson da Silva Santos
6 – Mazonina da Silva Vieira
7 – Ozeias Rodrigues Santos
8 – Milca da Silva Vieira