Unidade Demonstrativa de pastagem rotacionada é instalada na comunidade de Tucumanduba - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Unidade Demonstrativa de pastagem rotacionada é instalada na comunidade de Tucumanduba

A pastagem rotacionada é uma técnica de manejo que alterna períodos de pastejo e descanso. É uma forma de intensificar a produção de pasto e melhorar a qualidade do solo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Visando incentivar a produção bovina e bubalina no município por meio de boas práticas relacionadas à nutrição, genética e manejo, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), implantaram nesta terça-feira (18/03) a Unidade Demonstrativa do Projeto Prioritário da Pecuária na comunidade de Tucumanduba.

Ministrada pelo engenheiro agrônomo Lucas Nobre, a metodologia foi apresentada para dezenas de criadores, alunos e professores, que acompanharam as justificativas teóricas e depois a aplicação em campo, mostrando as vantagens, métodos e estratégias sustentáveis no uso da pastagem.

De acordo com o gerente do Idam, Rafael Koide, a implantação do projeto é de suma importância para o aumento da qualidade da produção animal. “Essa unidade servirá para que os criadores possam acompanhar as etapas do projeto de instalação de um sistema de pastejo rotacionado. Ao longo do ano estaremos aqui, hoje foi a etapa de implantação e, posteriormente, vamos dar continuidade nesse projeto inovador”, enfatizou.

Abedinã Silva, proprietária da fazenda onde foi instalada a unidade, ressalta sobre a satisfação em receber o modelo. “Recebemos com muita satisfação o projeto, nossas pastagens estão bastante desgastada devido o cultivo de capim e, visando uma questão ambiental, procuramos recuperar as áreas já usadas, um anseio que já tínhamos há muito tempo e que hoje está sendo efetivada”, concluiu.

A pastagem rotacionada é uma técnica de manejo que alterna períodos de pastejo e descanso. É uma forma de intensificar a produção de pasto e melhorar a qualidade do solo.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Feira Municipal: Sete Anos de Preços Justos e Qualidade para Barreirinha
Ambulatório do Pé Diabético em Barreirinha se torna referência no tratamento de pacientes acometidos por lesões do diabetes
Produtores de laticínios e piracuí artesanal recebem visita técnica da Prefeitura e Sepror
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!