Primeira Formação Pedagógica Quilombola de Barreirinha reúne comunidade para construção de conhecimento - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Primeira Formação Pedagógica Quilombola de Barreirinha reúne comunidade para construção de conhecimento

A formação também teve como foco o debate da proposta curricular voltada para a educação escolar quilombola

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com o objetivo de promover uma educação contextualizada e inclusiva, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (Coneeq), realizou nesta quarta-feira (02/04) a Formação Pedagógica Quilombola de 2025 com o tema: Lutas e resistências por uma educação quilombola.

O evento, que aconteceu no Centro Cultural Theodoro Dutra, fomentou a participação ativa da comunidade na construção do conhecimento, respeitando as particularidades e necessidades do povo quilombola.

Durante a abertura, estiveram presentes prefeito de Barreirinha em exercício, Márcio Rogério, secretário e subsecretária da Semed, Kemeson Souza e Edmara Belo, membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola da Região Norte, Dra. Maria Páscoa Sarmento, membro do Coletivo Nacional de Educação da Conaq, mestra Fabiana da Silva, suplente de educação da região Nordeste, mestra Shirley Pimentel, coordenadora nacional da Conaq, Tarciara Raquel e a coordenadora do Setor Pedagógico Quilombola, Jucinara Cabral, além de lideranças quilombolas locais.

A mestre Fabiana da Silva, do estado de Pernambuco, foi uma das palestrantes do evento. Ela relata sobre a importância do diálogo para o fortalecimento dos conhecimentos quilombolas. “A base é a educação, a educação quilombola é aquela transmitida pelas pessoas mais velhas e que anda junto com a educação escolar quilombola, que é ofertada nas escolas. Portanto, é nesse sentido que saí do meu estado para vim fortalecer esse conhecimento junto com o nosso povo”, disse.

A formação também teve como foco o debate da proposta curricular voltada para a educação escolar quilombola.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Primeira Formação Pedagógica Quilombola de Barreirinha reúne comunidade para construção de conhecimento
Dia da Conscientização do Autismo é marcado por atividades educativas nas escolas da Rede Municipal de Ensino 
Profissionais de saúde apresentam projetos na II Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!