Com o objetivo de oferecer suporte pedagógico a alunos indígenas que enfrentam dificuldades no processo de aprendizagem, comunicação oral e socialização, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (16/04) a apresentação do projeto Mu’ap Pakup para o ano de 2025. A iniciativa, de caráter pedagógico e psicossocial, é desenvolvida em parceria com as escolas e a rede de apoio do município.
Criado pelo Setor Pedagógico Indígena, o projeto visa promover a equidade educacional para a população indígena que migra constantemente para a sede do município, garantindo acesso a uma educação de qualidade e respeitosa com a diversidade cultural.
O evento contou com a presença do prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, do vice-prefeito Márcio Rogério, do secretário de Educação Kemeson Santos, da subsecretária Edmara Belo, do coordenador do Setor Pedagógico Indígena Naasson Menezes, além de lideranças indígenas, alunos atendidos pelo projeto e demais autoridades municipais.
Para o prefeito Darlan Taveira, o Mu’ap Pakup representa um importante avanço na construção de uma educação mais justa e inclusiva. “O Mu’ap Pakup mostra o quanto podemos evoluir quando unimos esforços em prol de uma causa maior, que é garantir oportunidades e respeito à diversidade cultural dos nossos povos originários. Esse projeto é motivo de orgulho para nossa gestão”, destacou.
Atualmente, o projeto atende 195 alunos da área urbana, oriundos das escolas municipais Lena Bahia, Bom Socorro e Hilma Dutra.
O coordenador do Setor Pedagógico Indígena, Naasson Menezes, fala da expectativa das ações do projeto para este ano. “Após essa apresentação de hoje vamos focar no trabalho e nas atividades na prática, para que nós possamos executar com êxito esse trabalho ao longo do ano de 2025. O desafio está lançado e vamos entregar esse projeto nas mãos de Deus para que ele possa nos direcionar e abençoar ao longo desse ano,” disse.
Entrega de troféus e kits de material escolar
A programação do evento também incluiu homenagens a pessoas e instituições que têm incentivado e fortalecido o desenvolvimento do projeto Mu’ap Pakup, com a entrega de troféus às escolas municipais Lena Bahia, Bom Socorro e Hilma Dutra e ao prefeito Darlan Taveira, vice-prefeito, Márcio Rogério e secretário de Educação, Kemeson Santos, incentivadores do projeto.
Além disso, foi realizada a entrega de kits de material escolar aos alunos atendidos pela iniciativa, reforçando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade para todos.