Mais de 200 profissionais da educação indígena participam de formação pedagógica  - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Mais de 200 profissionais da educação indígena participam de formação pedagógica

O encontro trouxe reflexões sobre a importância de valorizar a diversidade cultural no ambiente escolar, promovendo o ensino da história e das contribuições dos povos indígenas e afro-brasileiros na formação da sociedade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Escola Agrícola São Pedro, localizada na área indígena Sateré-Mawé, foi o palco para a realização da Formação Pedagógica Indígena, evento que marca o início do ano letivo naquela região. Com o tema: “Diversidade Cultural: Celebrando diferentes culturas e identidades na educação barreirinhense”, mais de 200 profissionais da educação indígena estiveram presentes para um momento de aprendizado e troca de experiências para a qualificação docente.

Durante a abertura, o prefeito de Barreirinha em exercício, Márcio Rogério, esteve presente ao lado dos vereadores Erasmo Sateré e Margarete Caneiro, secretários e coordenadores municipais, além da presença de diversas lideranças indígenas que prestigiaram o evento.

O encontro trouxe reflexões sobre a importância de valorizar a diversidade cultural no ambiente escolar, promovendo o ensino da história e das contribuições dos povos indígenas e afro-brasileiros na formação da sociedade. “Trouxemos também algumas orientações importantes que vão auxiliar nossos professores e as lideranças indígenas presentes, para que a gente possa fazer um trabalho de excelência nas aldeias durante o ano”, informou o secretário de Educação, Kemeson Santos.

Em seu discurso, o prefeito Márcio Rogério enfatizou o trabalho da gestão em prol da educação no município. “Esse é um trabalho que começou lá atrás, com a valorização dos profissionais da educação, e hoje estamos trazendo mais uma formação pedagógica, que tem resultado muito positivo para um avanço significativo no setor”, disse.

A professora Alcineide Costa, da aldeia Ponta Alegre, agradeceu pelo previlégio em participar da formação. “É um previlégio ter esse encontro para um momento de aprendizado. A busca de conhecimento de como trabalhar em nossas escolas é muito importante, essas pessoas instruídas nos ajudam para uma melhor didática em sala de aula”, finalizou.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Primeira Formação Pedagógica Quilombola de Barreirinha reúne comunidade para construção de conhecimento
Dia da Conscientização do Autismo é marcado por atividades educativas nas escolas da Rede Municipal de Ensino 
Profissionais de saúde apresentam projetos na II Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!