“Um evento fomentador de renda que cresce autoestima da população”, afirma Glenio Seixas sobre a realização do Festival de Barreirinha 2023 - Prefeitura Municipal de Barreirinha

“Um evento fomentador de renda que cresce autoestima da população”, afirma Glenio Seixas sobre a realização do Festival de Barreirinha 2023

O Festival deve movimentar diversos seguimentos econômicos do município, tais como, vendas de passagens fluviais, reservas em hotéis e hospedarias, serviços de alimentação, bares, comércio em geral e demais setores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Faltando apenas algumas horas para o início de mais um grande evento na Princesinha do Paraná do Ramos. A cidade de Barreirinha (distante a 331 km de Manaus), está vivenciando nos últimos anos um verdadeiro resgate e renovação dos eventos culturais, fonte de renda para a população em geral.
Com a realização do 33º Festival Folclórico não deve ser diferente. A programação que inicia nesta quinta-feira (24/08), com Encontro das Torcidas, tendo como atração principal o cantor Eric Land, se encerra no sábado (26/08), com a disputa de Touro Branco e Touro Preto, na arena do Touródromo.
O Festival deve movimentar diversos seguimentos econômicos do município, tais como, vendas de passagens fluviais, reservas em hotéis e hospedarias, serviços de alimentação, bares, comércio em geral e demais setores.

Para a realização do Festival Folclórico de Barreirinha a expectativa é de casa cheia durante os três dias.
A Prefeitura Municipal em 2023, está mobilizando todo o aparato de iluminação, sonorização, estruturas metálicas, tendas para vendedores autônomos, jamais visto em edições anteriores, e promovendo a padronização logística do evento.

 

Para o prefeito Glenio Seixas, o principal motivo de investir nos eventos culturais se dá pela mobilização de recursos financeiros que movimenta a economia local e gera renda ao longo do ano para as famílias. “A gente quer sempre que a cultura do nosso município esteja aí para o mundo ver. Fomentar a economia através dos eventos culturais além de melhorar a autoestima do povo, gera renda para muitas famílias que aproveitam o Festival para comercializar seus produtos. Então o município tem dado totais condições para que todos tenham seus ganhos”, destacou Seixas.

 

Investimentos em Cultura

As agremiações folclóricas são protagonistas do Festival. Neste ano, o município obteve aporte de recursos financeiros da União para contemplar Touro Preto e Touro Branco no reforço de custeio para a construção do projeto de arena.
Cada Touro recebeu o montante de R$290.000,00, através de convênio celebrado entre as Associações Culturais e a Prefeitura de Barreirinha.

Neste Festival, Touro Branco e Touro Preto levam para a arena do Touródromo a exaltação da cultura de Barreirinha, os ritos e lendas amazônicos e a tradição indígena e cabocla, enraizada na cultura dos povos da floresta.

O presidente do Touro Branco, Rildo Coelho, aposta na criatividade dos artistas locais para construir uma apresentação autêntica e promete surpreender a nação vermelha e branca e os jurados. “Com o tema ‘Amazônia de Encantarias’, iremos contar na arena do Touródromo os contos da nossa região e muitas surpresas serão apresentadas. Com apresentação forte, nos propomos a fazer um boi grande e surpreender nossos torcedores, o Touro Branco está preparado para a disputa”, ressaltou.

O Touro Preto se prepara para este Festival explorando a temática “85 anos de Tradição em Azul e Branco”. O Presidente Frank Poluber, demonstra confiança no projeto para o bumbá se consagrar campeão em 2023. “Estamos tendo um trabalho árduo, consistente e com muita luta. O boi de arena tá muito bem resolvido e vamos fazer um grande festival. Que a nação azul e branca fique tranquila e na certeza de um grande espetáculo”, destacou.

O Festival Folclórico de Barreirinha acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Centro Cultural João Bezerra dos Santos (Touródromo), localizado na Travessa Ariaú, bairro São Judas Tadeu. A Prefeitura de Barreirinha deve disponibilizar transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais do município durante os três dias de evento

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha inicia pavimentação nas ruas do Distrito de Terra Preta
Prefeitura de Barreirinha leva ações de cidadania e saúde para a população indígena Sateré-Mawé
Saúde: Prefeitura realiza 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!