SocializaAgro: Programa favorece qualificação profissional com geração de renda por meio do setor primário - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Uma iniciativa da Prefeitura de Barreirinha,  que engloba jovens em situação vulnerabilidade social do município

Qualificar jovens ao mercado de trabalho e favorecer geração de renda por meio do setor primário, essa é uma das marcas do Programa de Inclusão Socioprofissional de Jovens do Campo –  “SocializaAgro”, uma iniciativa da Prefeitura de Barreirinha,  que engloba jovens em situação vulnerabilidade social do município. O projeto é desenvolvido desde o início do ano, e tem permitido mudar a realidade de jovens por meio do ensino.

Esse é o caso da aluna Daniele Carvalho Butel, filha de produtora rural, ela tem buscado aprimoramento nas mais diversas áreas da agricultura e tem ajudado no trabalho já desenvolvido por sua família no campo.  “Com o projeto eu aprendi a plantar, colher e como sou filha de produtora rural, isso tá sendo muito importante pra mim e minha família. Além do conhecimento que estou adquirindo, tem o  valor da cesta básica, que veio em boa hora”, conta.

O programa de inclusão socioprofissional é realizado pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), com o apoio do Idam local, Secretaria de Assistência Social (Semas) e Secretaria de Educação (Semed).

Entusiasmado, o secretário de Produção e Abastecimento, Kennedy Andrade, fala da importância em investir em projetos voltados aos jovens do município. “A integração dos jovens no programa, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade social, está sendo uma alternativa futura e profissional para tirar eles da ociosidade e dar uma visão de ingresso ao mercado de trabalho, por meio do setor primário”, afirma o secretário.

Desde a implantação do projeto no município, as aulas teóricas e práticas são desenvolvidas na própria secretaria de Produção e Abastecimento. Até então, plantações de hortaliças, frutas e outros já são vistos no plantio e horta desenvolvida pelos próprios alunos.

Para o aluno José Tavares Neto, é gratificante participar do projeto e ver o empenho de todos para oferecer excelentes capacitações nas mais diversas áreas do ensino. “É muito satisfatório a gente participar do projeto de desenvolvimento do setor primário no município, pois aqui somos empenhados e motivados a buscar conhecimento. Tudo aqui traz um impacto positivo pra nossa vida, reconhecemos o esforço e empenho do corpo técnico do projeto nessa missão, por isso somos gratos”, disse.

As aulas do Programa contam com uma formação diversa, englobando português, matemática, informática e disciplinas específicas como Introdução a Ciências Agrárias, Avicultura, Piscicultura, Bovinocultura, entre outras.