Ribeirinhos do Rio Andirá recebem capacitação sobre a Conservação de Quelônios e Proteção de Praias - Prefeitura Municipal de Barreirinha
Ribeirinhos do Rio Andirá recebem capacitação sobre a Conservação de Quelônios e Proteção de Praias
A atividade teve como objetivo ampliar os conhecimentos técnicos dos comunitários que atuam diretamente nas atividades do Projeto Pé-de-Pincha
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Cerca de 35 comunitários, representando nove comunidades do rio Andirá participaram do I Curso de Conservação de Quelônios e Proteção de Praias com Envolvimento Comunitário realizado pela Prefeitura de Barreirinha e Projeto Pé-de-Pincha, programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas, que atua há mais de 20 anos no Manejo Comunitário de Quelônios.
A capacitação aconteceu nesta terça-feira (26), no auditório do Cetam, com a presença do secretário de Educação, Márcio Rogério, secretário de Meio Ambiente, Eronildo Cabral e do professor Paulo Henrique Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que coordena o projeto Pé-de-Pincha no município.
A atividade teve como objetivo ampliar os conhecimentos técnicos dos comunitários que atuam diretamente nas atividades do Projeto Pé-de-Pincha, realizando monitoramento, fiscalização, conservação de quelônios e sobre a importância do envolvimento dos comunitários nesse processo, bem como, envolver voluntários na ação de preservação.
Para o secretário de Meio Ambiente, Eronildo Cabral, a importância no fortalecimento das parcerias na proteção ambiental ajudam a preservar as riquezas naturais do município. “Os moradores dessa região do rio Andirá já trabalham há mais de 20 no projeto, protegendo as áreas, evitando a invasão e exploração ilegal dos recursos naturais, por isso, estamos contribuindo como governo para fortalecer ainda mais o conhecimento desse grupo de voluntários com essa capacitação que foi muito positiva”, afirmou.
O secretário de Educação, Márcio Rogério, disse que foi um sonho que tornou realidade. “A gente agradece a dedicação e o empenho das pessoas que durante esses 25 anos se dedicam na preservação de nossos quelônios, e com isso, a gente fica feliz em poder estar colaborando como poder público, como secretaria de educação, contribuindo com a educação ambiental”, salientou.
O senhor Armério Tavares coordena o projeto Pé-Pincha no distrito de Ariaú, ele ressalta a importância do curso para entender mais sobre o meio ambiente. “Pra mim foi um momento muito importante ter participado desse curso que vem para nós dar ânimo e fortalecer ainda mais nossas comunidades e nosso projeto. A legalização desse importante projeto possibilitará adquirirmos recursos para manter os trabalhos de preservação e que os colaboradores possam também ter uma renda para se disponibilizar ainda mais no seu trabalho de preservação “, frisou o comunitário.
Por: DECOM/PMB
Leia também
Centro do Idoso de Barreirinha encerra atividades com programação especial
Barreirinha conquista prêmio na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Prefeitura de Barreirinha promove encerramento do Programa Nacional da Leitura e Escrita na Educação Infantil