Prefeitura de Barreirinha realiza programação voltada a campanha Novembro Azul com participantes do projeto "Sai da Rede" - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha realiza programação voltada a campanha Novembro Azul com participantes do projeto “Sai da Rede”

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira (07/11), uma programação em alusão a Campanha Novembro Azul com usuários do projeto “Sai da Rede”. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Irene Babá, localizada no Bairro Nova Conquista, informando e destacando aos participantes a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata. Acontecendo quinzenalmente, o projeto “Sai da Rede” surgiu pós pandemia da Covid-19, se tornando um momento bastante esperado pelos participantes, que proporciona atividades de saúde e bem-estar.

Essa foi a primeira programação voltada a campanha, que terá sua abertura oficial na próxima terça-feira (14/10),  é o que destaca o coordenador da saúde do homem no município, fisioterapeuta Ricardo Portilho. “Hoje estamos realizando uma programação especial sobre o Novembro Azul com participantes do “Sai da Rede”, mas a abertura oficial será no dia 14, pela manhã, aqui mesmo na UBS Irene Babá. Nesse dia, vamos divulgar quais os locais e os dias que serão realizados os testes de PSA (antígeno prostático específico), pois diferente dos outros anos que tinha um dia D e todo mundo participava, esse ano vamos disponibilizar os quantitativos dos testes diariamente nas UBSs da sede e zona rural”, destaca.

Para o senhor Bento Caetano de Souza, de 61 anos, participante do Sai da Rede, a campanha vem mostrar a importância de cuidar da saúde. “Sempre eu participo do projeto e está sendo muito bom, e agora está acontecendo a campanha novembro azul e está mostrando como é importante cuidar da nossa saúde. Mas, eu ainda estou achando que os homens precisam vir participar mais de ações como essas, então eu deixo o convite para eles virem no próximo encontro, que será na próxima terça-feira”, convida.

Além de focar no câncer de próstata, o Novembro Azul também destaca a importância da saúde masculina como um todo. Isso pode incluir a promoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios, alimentação balanceada e controle do estresse. A campanha também contribui para quebrar estigmas e tabus relacionados à saúde masculina, encoraja os homens a falar abertamente sobre sua saúde, procurar atendimento médico quando necessário e se envolver ativamente na prevenção de doenças.