Prefeitura de Barreirinha realiza ações da campanha Setembro Amarelo nas escolas da sede do município - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha realiza ações da campanha Setembro Amarelo nas escolas da sede do município

O objetivo é promover a prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Prefeitura de Barreirinha, por meio das secretarias municipais, realiza durante todo este mês atividades nas instituições de ensino da rede municipal e estadual, com o objetivo de promover a prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo.

O pontapé inicial foi na Escola Municipal Lena Bahia, onde crianças e adolescentes participaram das atividades de teatro, envolvendo emoções e música, além de orientações sobre higiene bucal e atividades físicas. “Fico maravilhada com a participação das crianças e o conteúdo que a equipe trouxe falando sobre bulling, comportamentos e outros, pois muitas vezes nossas crianças nem identificam isso como erro, como algo que pode causar mal ao outro e com a forma lúdica e dinâmica que a equipe expõe, elas entenderam e absorveram o conteúdo”, disse a gestora da Escola Municipal Lena Bahia, Elke Barros.

A escola é um dos principais espaços de sociabilização e formação, pois é neste ambiente que as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo. Para a psicóloga do município, Gorete Glória, trabalhar a campanha nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os alunos a buscarem ajuda e atendimento quando necessário. “Está sendo muito importante, pois a gente está tendo a participação dos alunos nas dinâmicas realizadas dentro da sala de aula, onde eles relatam algumas situações que acontecem na vida deles e que muitas vezes não tem o apoio das famílias. Está sendo uma grande oportunidade de escuta, aprendizado e entendimento de como pedir ajuda ou ajudar o próximo”, ressalta.

Williane Andrade, aluna do 1° ano, da Escola Estadual Padre Seixas, participou de uma das dinâmicas feitas pela equipe e diz que aprendeu muito sobre de quem pedir ajuda e apoio em determinadas situações. “Essas visitas são muito importantes pra nós adolescentes, pois por meio de dinâmicas a gente dialoga e fala de alguns problemas que passamos no nosso dia a dia e de contra partida nos auxiliam e ajudam no que podemos fazer para buscar ajuda e apoio diante essas situações”, relata.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!