Prefeitura de Barreirinha promove formação para profissionais da Educação Infantil - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha promove formação para profissionais da Educação Infantil

O ponto alto do evento, que encerrou no espaço Porantim, foi a exposição das atividades práticas realizadas pelos professores durante a formação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

“Brincar, criar e experienciar: A natureza como potência na educação infantil” foi com essa temática, que a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nessa quinta-feira (17/08), mais uma etapa de formação para professores da Educação Infantil atuantes na área urbana e rural.

 

A abertura da capacitação ocorreu às 8h, no auditório do CRAS, se estendendo até às 17h. O momento foi oportuno para a apresentação de novas alternativas de materiais para ser utilizado no trabalho do professor em sala de aula. É o que ressalta a palestrante da formação, a professora Dra. Gyane Karol Santana Leal, da Universidade do Estado do Amazonas.

 

“O que eu trago de contribuição para essa formação é de mostrar que o professor que trabalha nas escolas ribeirinhas, mesmo sem muitos materiais como pincel, giz de cera, lápis, ele consegue usar as folhas, os gravetos, flores, as garrafas pets, e com esse material fazer jogos, brincadeiras, tarefas para trabalhar com suas crianças em sala de aula. Ou seja, criar possibilidades com os recursos da natureza e da floresta”, explica a professora.

 

O ponto alto do evento, que encerrou no espaço Porantim, foi a exposição das atividades práticas realizadas pelos professores durante a formação. Em grupo, eles puderam expor sua criatividade na utilização dos recursos naturais.  “Essa troca de experiência que a formação está possibilitando é muito importante, tanto para o lado pessoal, como para o profissional, com esses conhecimentos a gente já se qualifica e adapta para o nosso dia a dia em sala de aula. Com esses encontros a gente se sente valorizado como professor, a gente sente que não estamos só, mas temos o apoio total da prefeitura e da Semed. Principalmente por trazer pessoas capacitadas para ministrar esses cursos,” ressalta a professora Rosimery Trindade, atuante no Distrito de Freguesia do Andirá.

 

Estava presente no evento de encerramento, o secretário de Educação Márcio Rogério, que destaca a importância de buscar novas alternativas para aprimorar o trabalho dos professores em sala de aula. “A gente fica muito feliz por estar participando desse momento, porque é algo novo que a gente tá buscando, juntamente com nosso setor pedagógico e todos os setores da Semed. A gente agradece a presença dos nossos professores da Educação Infantil que compareceram e atenderam nosso chamado de vir buscar alternativas para que possa ser aplicadas na sala de aula com nossas crianças. Hoje a gente fica muito realizado de estar participando dessa formação, que utilizou-se da matéria prima regional e vimos a criação dos nossos professores em trabalhar com esses produtos,” finaliza.

Por: Decom/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha inicia pavimentação nas ruas do Distrito de Terra Preta
Prefeitura de Barreirinha leva ações de cidadania e saúde para a população indígena Sateré-Mawé
Saúde: Prefeitura realiza 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!