Prefeitura de Barreirinha e IFAM formam 42 alunos quilombolas em curso de Formação Inicial Continuada (FIC) - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha e IFAM formam 42 alunos quilombolas em curso de Formação Inicial Continuada (FIC)

Durante o curso, os alunos puderam aprender sobre os princípios básicos da agricultura sustentável, incluindo a conservação dos recursos naturais, a reciclagem de resíduos e o uso eficiente de insumos, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) em parceria com a Prefeitura de Barreirinha e o Ifam – Campus Parintins, realizou na noite de quinta-feira (04/08) no Distrito quilombola Santa Tereza do Matupiri, a cerimônia de formatura do curso de formação inicial e continuada de Auxiliar em Agroecologia, uma importante conquista para a formação profissional no território quilombola do município.

A vinda da capacitação se deu pela articulação do prefeito Glenio Seixas, junto a reitoria do IFAM, com o apoio de lideranças quilombolas. Ao todo 42 alunos advindos das comunidades quilombolas de São Pedro do Andirá, Ituquara, São Paulo do Açu, Trindade, Boa Fé e do Distrito de Santa Tereza do Matupiri receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes.

Participaram do ato a pró-reitora de extensão do IFAM, Maria Francisca Moraes, vice-prefeito de Barreirinha, Ridson, diretora do IFAM Parintins, Christiane Rodrigues, superintendente do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Denis Pereira, representante do município em Manaus, Darlan Taveira, vereadores da casa legislativa de Barreirinha, secretário de educação, Márcio Rogério e a coordenadora do IFAM Núcleo Barreirinha, Wilma Marinho. “Esse ciclo é o início de novas parcerias entre o Ifam e a Prefeitura de Barreirinha. Nós iremos desenvolver outros projetos porque temos a consciência que podemos contar com o prefeito que sempre esteve nos apoiando”, afirmou a pró-reitora.

Durante o curso, os alunos puderam aprender sobre os princípios básicos da agricultura sustentável, incluindo a conservação dos recursos naturais, a reciclagem de resíduos e o uso eficiente de insumos, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental.

“Foi um sonho antigo de moradores do quilombo que sonharam ter uma formação tecnológica, principalmente na área de agroecologia que busca justamente valorizar essa terra e os saberes, então isso é grandioso”, afirmou Christiane Rodrigues, diretora do IFAM Parintins.

O vice-prefeito Ridson Barbosa enfatizou o trabalho da Prefeitura de Barreirinha em buscar parcerias para benefício da população. “Temos a certeza que estamos no caminho certo. O prefeito Glenio Seixas tem buscado muitas parcerias para que tenhamos continuidade nesse trabalho”, afirmou.

A então formada Adriane Castro, contou sobre as barreiras quebradas com a ida do curso para seu território. “É difícil pra gente sair de uma comunidade pequena e ir para uma cidade grande estudar, então foi muito importante esse olhar que tiveram para o nosso quilombo pra gente continuar nossos estudos”, elogiou.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!