Prefeito Glenio Seixas fortalece a educação inaugurando escolas no território Indígena Sateré-Mawé - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeito Glenio Seixas fortalece a educação inaugurando escolas no território Indígena Sateré-Mawé

Em 142 anos de existência do município, essa foi a primeira vez que um gestor público entregou benfeitorias nas localidades

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Após enfrentar uma viagem de 9 horas pelo rio Andirá, o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, entrou para a história ao entregar duas novas estruturas escolares nas comunidades indígenas de Conceição, última aldeia da Terra Indígena dos Sateré-Mawé, e São Raimundo. Em 142 anos de existência do município, essa foi a primeira vez que um gestor público entregou benfeitorias nas localidades.

O evento de inauguração das escolas teve a presença do secretário de Educação, Marcio Rogério, chefe de gabinete, Darlan Taveira, vereadores Branco Conceição, Erasmo Sateré, coordenador dos Direitos Sociais do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré, representante da Funai, Sérgio Butel, além de lideranças dos Sateré-Mawé e moradores das aldeias, que puderam presenciar o feito histórico, gerando comoção e felicidade para todos.

Para o prefeito Glenio Seixas, liderar a expedição que visitou as aldeias indígenas dos Sateré-Mawé é uma demonstração de respeito com a população que vive distante da cidade. “Esses cinco dias na Área Indígena de Barreirinha serviram para conhecermos de perto a realidade local, onde vivenciamos as dificuldades e buscamos alternativas para superar os desafios que a população Sateré-Mawé enfrenta todos os dias em busca de saúde, educação para seus filhos, assistência social e segurança alimentar. Essa ação demonstra que a união faz a força e devo gratidão aos nossos parceiros, governador Wilson Lima, a ministra Sônia Guajajara, o presidente Lula e todos que participaram desse momento histórico no município de Barreirinha”, expressa.

Ambas escolas foram construídas sob demanda de recursos do convênio do Governo do Amazonas com a Prefeitura de Barreirinha, que beneficiou cinco aldeias da região do Alto Andirá, com escolas de uma sala de aula, banheiros, cozinha, espaço para refeitório e todos os equipamentos, mobílias e utensílios inclusos.

Darlan Taveira, que assume a chefia de gabinete do prefeito municipal, relembra com emoção os detalhes da conquista do convênio enquanto representante do município em Manaus. “Quando havíamos fechado com Seduc a construção dessas escolas, o governador era o saudoso Amazonino Mendes, porém, sua reeleição não se efetivou e quando iniciou a transição de governo o convênio ficou balançando. Ao lado do Jecinaldo Sateré e acompanhado da Melina, minha falecida esposa, ficamos até altas horas do último dia útil de 2018 na sede da SEDUC, e, com muita persistência, vencemos a batalha e o aporte do governo ficou assegurado. Hoje, com muito orgulho, concretizamos junto ao prefeito Glenio Seixas esse sonho da inauguração”, recorda Taveira.

Benefícios para o povo indígena

Além das inaugurações, a Prefeitura de Barreirinha se fez presente entregando ajuda humanitária para as famílias indígenas. Até o momento cerca de 1.700 famílias Sateré-Mawé de 23 localidades receberam cestas básicas advindas da Operação Estiagem, programação que irá continuar até alcançar todas as aldeias.

Também foram realizadas ações que contemplaram serviços essenciais, como a manutenção, recuperação e entrega de grupos geradores de energia, o planejamento de ações futuras nas áreas social, saúde e setor primário, além da entrega de implementos agrícolas.

 

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha inaugura Sede Social Esmeraldo Trindade no Distrito de Cametá do Ramos
Prefeitura de Barreirinha realiza Ação de Cidadania e Saúde no Distrito de Cametá do Ramos
Prefeitura de Barreirinha e Agência Fluvial de Parintins ofertam Curso de Formação de Aquaviários
Pular para o conteúdo Clique para ouvir o texto selecionado!