Outubro Rosa: Unidades de saúde de Barreirinha intensificam ações para o cuidado com o Câncer de Mama e Colo Uterino - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da sede e zona rural do município estiveram realizando ações de conscientização sobre o câncer de mama. Os encontros são coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de reforçar a importância do autocuidado da saúde da mulher, e da prevenção ao câncer de mama e do colo uterino, promovendo conscientização e educação à população.

De acordo com o secretário de Saúde, Péricles Vieira, o elo entre profissionais de saúde e a população durante as palestras reforça a preocupação do governo municipal em prevenir esse tipo de doença. “As programações intensas durante o mês em todas as unidades de saúde da cidade e zona rural são para que as mulheres procurem orientações sobre esse mau que assola. O diagnóstico precoce para esse tipo de câncer salva vidas e aumenta a chance de uma resposta positiva no tratamento”, disse o secretário.

Unidades de saúde da região do rio Andirá, Paraná do Ramos e também da sede do município foram o palco dos encontros com a realização de palestras, brincadeiras, lanches, ação de beleza, sorteio de brindes e muito mais. “A cada ano que passa essa ação vem crescendo, esse ano nós contamos com cerca de 250 mulheres participando, então é muito gratificante para equipe saber que elas se disponibilizam a participar e abraçam a ação do Outubro Rosa”, destaca a coordenadora da UBS de Freguesia do Andirá, enfermeira Êmille Beltrão.