Luz na educação: Barreirinha presta assistência educacional para comunidades isolada do povo Sateré-Mawé - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Luz na educação: Barreirinha presta assistência educacional para comunidades isolada do povo Sateré-Mawé

O prefeito Glenio Seixas entregou as escolas de Santo Antônio e Kuruatuba distantes a mais de 113 quilômetros da sede de Barreirinha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, beneficiou o povo indígena Sateré-Mawé, nesta sexta-feira (01/09), com a entrega de duas escolas nas aldeias Kuruatuba e Santo Antônio, ambas localizadas no Alto Andirá. O feito é inédito, visto que é a primeira vez que um prefeito constrói escolas nessa região.

As obras são frutos de parceria entre a Prefeitura de Barreirinha e Governo do Amazonas na construção de quatro prédios escolares no Alto Andirá. “Não existia um espaço adequado para que professores e alunos pudessem estudar, por isso, tivemos a preocupação em construir escolas nesse território, um trabalho que a Prefeitura Municipal vem fazendo com muito afinco. Já entregamos treze escolas em todo território indígena e daqui pra frente isso vai melhorar ainda mais”, disse o prefeito.

Além do prefeito Glenio Seixas, estiveram presentes nas inaugurações o vice-prefeito Ridson Barbosa, vereadores Klelson Alves e Erasmo Oliveira, coordenador-geral dos Direitos Sociais Indígenas no Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Cabral, representante do município em Manaus, Darlan Taveira e o secretário de Educação, Márcio Rogério.

“Um marco histórico quando uma gestão chega a um local isolado de tão difícil acesso e realiza esse trabalho grandioso. A gente precisa fortalecer e intensificar ainda mais esse trabalho, principalmente na Educação linkado ao Social e a questão de Território”, afirma Jecinaldo Cabral.

Construídas de forma mista, utilizando madeira e cimento, as escolas seguem um padrão conforme a cultura e as tradições dos povos tradicionais indígenas, contendo sala de aula, cozinha, banheiros e refeitório.

Liderança indígena da aldeia Kuruatuba, André Batista, falou da emoção após a entrega do prédio escolar. “Esse dia é histórico para nossa aldeia e eu nunca vou esquecer. Isso é um grande avanço em favor da melhoria da educação e eu só tenho a agradecer ao prefeito Glenio Seixas”, finaliza.

Além das duas escolas entregues, a Prefeitura está em fase de finalização de mais duas nas aldeias Conceição e São Raimundo que em breve serão entregues ao povo indígena. Entre revitalização de prédios escolares e inauguração de novos educandários, a gestão Glenio Seixas chega a marca de 13 escolas entregues nas regiões do Alto, Médio e Baixo Andirá, que contempla as comunidades indígenas.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!