Escola de Música Barreirinha: Um projeto que tem despertado novos talentos musicais no município - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Escola de Música Barreirinha: Um projeto que tem despertado novos talentos musicais no município

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, divididas em teoria e prática, com turmas de iniciantes e intermediários, que durante o ano todo se preparam para o evento realizado em dezembro, denominado “Concerto de Final de Ano”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com o propósito de desenvolver as habilidades dos barreirinhenses na apreciação musical e no entendimento cultural, surgiu o projeto “Escola de Música Barreirinha”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal,  por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram), que já formou mais de 200 barreirinhenses desde sua reativação. 

“Nós estamos há três anos com esse novo formato da Escola de Música com o intuito de formar novos talentos, é um projeto que está dando sua contribuição para desenvolver a parte cultural do nosso município. Atualmente, estamos com 35 alunos, sendo crianças e adolescentes, que têm a possibilidade de se envolver com a música gratuitamente”, enfatiza o secretário de Cultura, Eronildo Cabral. 

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, divididas em teoria e prática, com turmas de iniciantes e intermediários, que durante o ano todo se preparam para o evento realizado em dezembro, denominado “Concerto de Final de Ano”, que culmina com a entrega de certificados. Os músicos Neto Cabral e Thayan Reis são os dois instrutores responsáveis pela formação dos alunos. 

Para Thayan Reis, a avaliação do desenvolvimento dos alunos é a melhor possível. “Chega até ser surpreendente o desenvolvimento dos alunos e o interesse deles em aprender realmente. Pra mim é muito satisfatório semear a musicalidade na vida deles, e essa troca feita entre a gente alimenta a alma e aquece o coração”, destaca. 

O aluno José Antônio,  de 12 anos, já está no seu terceiro ano participando das aulas de violão, e até hoje se diz satisfeito com o avanço de seus aprendizados. “Eu gosto muito de participar das aulas, todo dia eu venho e eu já aprendi muita coisa, agradeço pela oportunidade e por tudo o que o professor já me ensinou nesses 3 anos de escola de música”, disse entusiasmado. 

Escola de Música 

A Escola de Música já existe há mais de 15 anos no município, criado na gestão do ex-prefeito Gilvan Seixas, as aulas eram realizadas na época no então Centro Cultural. Há um tempo a escola ficou desativada, até que no ano de 2021, na atual gestão do prefeito Glenio Seixas foi retomada. A princípio, ainda só estão sendo feitas aulas de violão, mas há cerca de 15 instrumentos diferentes disponíveis, como violino, trompete, trombone, saxofone, bateria, entre outros, e em breve novas turmas estarão sendo formadas para alavancar o projeto em nosso município.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Glenio Seixas e Átila Lins inauguram Centro de Convivência do Idoso
Barreirinha celebra 143 anos de fundação com grande festa no Touródromo
Prefeitura de Barreirinha realiza edição especial da Feira da Agricultura, Cultura e Economia Criativa
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!