Defesa Civil municipal e CENSIPAM realizam mapeamento de áreas vulneráveis a inundação em Barreirinha - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Defesa Civil municipal e CENSIPAM realizam mapeamento de áreas vulneráveis a inundação em Barreirinha

Iniciativa importante para o desenvolvimento de estratégias de ações efetivas durante período de enchente dos rios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A equipe da Defesa Civil Municipal, ligada a Prefeitura de Barreirinha, em parceria com equipes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), vinculado ao Ministério da Defesa, realizaram nos dias 16 e 17 de agosto, o mapeamento e levantamento de aerofotogrametria com drone em áreas vulneráveis a inundação em Barreirinha.

Segundo o engenheiro do CENSIPAM, Carlos Soares, esse é um trabalho inovador, que teve início em 2021 com as prefeituras, e agora Barreirinha esta sendo contemplada com uma ferramenta digital de alta complexidade e de forma totalmente gratuita. “Estamos trazendo para população dados de alta resolução espacial. Junto com os dados de topografia, anterior ao levantamento, podemos gerar um produto de eficácia total para que a Defesa Civil possa fazer a gestão das áreas de risco que ocorrem no ano. Esse levantamento também vem como base para que a Defesa Civil Estadual instale uma régua linimétrica, que monitora as cotas dos rios, pois aqui na cidade ainda não possui”, ressalta.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Charles Duarte, essa parceria é uma importante iniciativa, principalmente, para o desenvolvimento de estratégias de ação efetivas diante de situações de enchentes no município. “Esse trabalho vai nos mostrar a realidade do município e das áreas que serão afetadas pelos desastres. Estamos entrando na tecnologia, assim, tudo se tornará mais fácil, tanto para prefeitura, como pra Defesa Civil nos trabalhos realizados nesse período”, destaca.

A equipe do CENSIPAM que realiza os trabalhos no município é integrada pelo Suboficial da aeronáutica, Marcelo Martins, engenheiro ambiental Juarez Nunes de Almeida e engenheiro Carlos Soares.

Criado em 17 de abril de 2002, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM tem o objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Por: Decom/PBM 

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!