Cultura, emoção e casa cheia foram os ingredientes do VII Festival de Quadrilhas de Barreirinha - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Cultura, emoção e casa cheia foram os ingredientes do VII Festival de Quadrilhas de Barreirinha

Aproximadamente 5 mil pessoas estiveram no Centro de Eventos João Bezerra (Touródromo) para prestigiar as apresentações do 7º Festival de Quadrilhas da Prefeitura de Barreirinha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Em evento de formato inédito, idealizado pela Prefeitura de Barreirinha, dez grupos se apresentaram no último sábado (29/07) no VII Festival de Quadrilhas do município. A população aceitou o convite e lotou as arquibancadas e mesas do Touródromo, em uma noite repleta de apresentações emocionantes, que ressaltaram a cultura local e emocionaram a plateia. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram), responsável pela organização, cerca de 5 mil pessoas estiveram prestigiando o evento.

O prefeito Glenio Seixas falou da importância em separar o Festival de Quadrilhas do Festival Folclórico. “O desmembramento faz com que o governo municipal possa dar autoestima para as quadrilhas, independência e fazer com que o Festival se desenvolva. Com parcerias do governo municipal, Câmara dos Vereadores e Governo do Estado, eu tenho certeza que ano que vem o espetáculo será ainda melhor”, ressalta o prefeito.

Com o Touródromo lotado, o Festival contou com a participação de dez grupos de quadrilhas da sede e do interior do município. “O prefeito Glenio Seixas junto ao Governo do Estado nos deu total condições para preparar a melhor estrutura, para que os quadrilheiros conseguissem demonstrar e apresentar o seu empenho e seu trabalho nesse grande festival que está sendo um sucesso”, relata o secretário de Cultura, Eronildo Cabral.

Quadrilha Campeã 2023

 

Pela primeira vez, uma quadrilha representante do interior do município consagrou-se campeã do Festival de Quadrilhas. Com o tema “Resistência” a quadrilha “Açú no Folclore” do Distrito Quilombola São Paulo do Açú conquistou 179, 7 pontos ficando em primeiro lugar na disputa do 7º Festival de Quadrilhas de Barreirinha. A segunda colocada foi a quadrilha Nova Conquista no Folclore com 178,7 pontos e em terceiro lugar a quadrilha ” Tradicional Dançando na Roça”.

 A quadrilha Açú no Folclore exaltou a cultura do local, encantando o público e os jurados com a sua beleza, desenvoltura, simpatia, figurino, dança e muita animação. “Essa vitória foi muito especial para todos nós, e lembrar que a quadrilha do interior tem potencial para ganhar o festival, nós somos o exemplo. Nós exploramos na nossa apresentação, a valorização da cultura do nosso Distrito, a cultura quilombola”, explica o coordenador da quadrilha, Maicon Marinho.

Fortalecimento da economia local

Os eventos culturais de Barreirinha são sinônimo de geração de renda para as famílias que residem no município, uma forma de oportunizar recursos para aqueles que não possuem vínculos empregatícios e esperam o ano inteiro para ganhar um dinheiro extra durante as festividades. A Prefeitura de Barreirinha disponibilizou estrutura de barracas para os vendedores, além dos espaços dentro e fora do Touródromo para a realização de vendas de produtos diversos.

48 profissionais foram beneficiados somente neste Festival de Quadrilhas, uma das contempladas foi a autônoma Elizete Carvalho, que comemora sucesso nas vendas durante o evento, demonstrando também satisfação pela oportunidade. “Este evento está sendo diferenciado de todos, a organização tá de parabéns e esperamos que seja cada vez melhor, priorizando os vendedores autônomos que é uma fonte de renda para nós que trabalhamos com vendas, parabenizo a gestão municipal que proporcionou para nós essa oportunidade”, expressou.

Por: Decom/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha intensifica reforma e ampliação do matadouro municipal
Maio Laranja: Prefeitura promove dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Prefeitura de Barreirinha realiza entrega de kit enxoval para mães barreirinhenses
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!