Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Com edição inédita, Prefeitura de Barreirinha realiza I Olímpiada da Educação Especial
A iniciativa faz parte do projeto “Uma lição de vida na quadra”, que incentiva crianças e adolescentes da educação especial a prática esportiva com diversas modalidades
Buscando uma alternativa para que alunos da rede municipal de ensino com deficiência possam superar suas limitações físicas por meio do esporte, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira (10/11), a 1° Olímpiada da Educação Especial, um evento inédito que ficará marcado na história do município.
A iniciativa faz parte do projeto “Uma lição de vida na quadra”, que incentiva crianças e adolescentes da educação especial a prática esportiva com diversas modalidades. O evento aconteceu no ginásio da Escola Municipal Hilma Dutra, com a participação de 164 alunos atletas da sede e zona rural, acompanhados de profissionais do corpo escolar.
A abertura da Olímpiada foi marcada pela apresentação dos alunos do projeto “Mãos que Falam”, que interpretaram o Hino Nacional e o Hino de Barreirinha por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), encantando o público com a apresentação. Estiveram presentes no evento o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, vereadora Margarete Carneiro, secretário de Educação, Márcio Rogério, representante do município em Manaus, Darlan Taveira, além de outros secretários municipais e o público em geral.
O prefeito Glenio Seixas destacou a importância do evento e reforçou o compromisso na realização de mais eventos envolvendo a educação inclusiva. “Hoje é um dia de muita alegria ao ver a inclusão desses alunos nos projetos voltados a educação, firmo o compromisso de que essa será a primeira de muitas olimpíadas que vão acontecer. Parabenizo toda a equipe da Semed pelo empenho, dedicação e organização na realização do evento”, destacou.
A emoção tomou conta de todos ainda na abertura do evento, o secretário de Educação, Márcio Rogério, que organizou de perto todos os preparativos da olimpíada, expressa a emoção em prestigiar esse feito inédito. “Estou muito feliz por esse momento, o discurso estava pronto, mas a emoção não deixou seguir, justamente em ver a felicidade das pessoas, é isso que a gente quer, promover a inclusão social na educação, principalmente”, agradece o secretário.
Rosivane Conceição, de 40 anos, veio de Freguesia do Andirá acompanhar sua filha que competiu na modalidade atletismo. Sorridente, a mãe comenta sobre o momento vivenciado. “Estou muito feliz e emocionada em vir até aqui hoje trazer minha filha pra participar dessa disputa, ela competiu no Atletismo e foi ganhadora, é só uma vitória de muitas que ela ainda terá na vida dela, se Deus quiser”, agradeceu.
Por: DECOM/PMB