Agrovila do Caranã é beneficiada com implantação de Unidade Demonstrativa de Abacaxi - Prefeitura Municipal de Barreirinha

A Agrovila do Caranã foi beneficiada nos dias 23 e 24 de março com o início da implantação da Unidade Demonstrativa de Abacaxi e curso sobre o cultivo do fruto para os comunitários. A iniciativa é fruto da parceria entre Governo do Estado, por intermédio da Unidade Local do IDAM, e Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa).

De acordo com o prefeito Glenio Seixas, o projeto vem contribuir diretamente com o fortalecimento do Setor Primário no município. “Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto, que envolve um planejamento sério para levar mais uma alternativa de trabalho e renda aos moradores do Caranã. A partir de hoje todos vão ter a oportunidade de acesso as mais modernas técnicas de cultivo de abacaxi, para assim aprimorar a produção, considerando quantidade e qualidade. Aproveito a oportunidade para parabenizar toda equipe técnica envolvida na execução deste projeto”, enfatiza.

Barreirinha é o único município do Baixo Amazonas que está executando o Projeto Prioritário do Abacaxi, com o plantio de 20 mil mudas na Agrovila do Caranã. “Em 12 meses a unidade vai estar produzindo cerca de 200 mil mudas de abacaxi. Essa produção será distribuída entre os participantes do projeto prioritário para que eles possam dar continuidade na produção em suas próprias propriedades. Nossa meta também é inserir todo esse público dentro dos programas do Governo com compras institucionais como merenda escolar, aquisição de alimentos entre outros. O projeto inicia em 2023 e tem previsão até 2025 trabalhando a cultura do abacaxi nessa região”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM, Rafael Koide.

O presidente da Agrovila do Caranã, Jodilson Lavareda, destaca a felicidade em dar início a execução do projeto. “É uma alegria estar recebendo as equipes do Idam e da Sempa para implantação desta Unidade Demonstrativa. Estamos empenhados para em breve colher os frutos, e esperamos que tudo se desenvolva bem, pois isso vai representar importantes benefícios para nossa agrovila e também a melhoria da qualidade de vida dos nossos comunitários”, finaliza.