Formação Pedagógica fortalece Educação de Jovens e Adultos em Barreirinha
A Formação Pedagógica reuniu professores, coordenadores e convidados especiais em um espaço de troca de saberes e incentivo ao fortalecimento da prática pedagógica voltada a esse público tão especial
Na manhã desta sexta-feira, (12/09), o auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi palco de mais um importante encontro voltado para a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Formação Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniu professores, coordenadores e convidados especiais em um espaço de troca de saberes e incentivo ao fortalecimento da prática pedagógica voltada a esse público tão especial.
A atividade contou com a presença da gerente da EJA em Manaus e supervisora do Pacto EJA, Alina Bindá do Nascimento, que destacou o papel transformador da modalidade. “A EJA nos traz a consciência de que trabalhamos com adultos, idosos e jovens que enfrentam uma rotina de trabalho cansativa. Nosso papel como professores é motivar, valorizar o conhecimento que cada um carrega e transformar a sala de aula em um espaço de alegria e aprendizado crítico. Não se trata apenas da escrita pela escrita, mas de despertar o senso crítico, o prazer de aprender”, afirmou.
O coordenador da EJA em Barreirinha, professor Cesar Tavares, reforçou que a formação é uma oportunidade de ressignificar práticas e encontrar estratégias para manter os alunos motivados, apesar das dificuldades do dia a dia. “Essa é a segunda formação do ano e tem como objetivo fortalecer os professores para o grande desafio de manter nossos alunos em sala de aula. Queremos mostrar que nunca é tarde para estudar e que a EJA tem a mesma importância que o ensino regular. Convidamos a comunidade a se engajar e procurar as escolas, como a Hilma Dutra, que está de portas abertas para quem deseja recomeçar sua trajetória educacional”, destacou.
Também participou da formação a professora Tayná Souza, que atua na EJA no distrito de Cametá do Ramos. Ela ressaltou a importância do encontro para aproximar o ensino da realidade dos alunos.
“Nossos estudantes muitas vezes já trazem um grande repertório de saberes, e nosso papel é valorizar isso. Em Cametá do Ramos, percebo que eles têm vontade de continuar os estudos. Cabe a nós, professores, incentivar e mostrar que o conhecimento é algo que ninguém pode tirar. A EJA representa uma nova chance para todos que desejam transformar suas vidas pela educação”, enfatizou.
Por: DECOM/PMB