Escola Quilombola Santa Tereza é escolhida para representar o Amazonas na COP30
A conquista veio por meio da participação na VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o projeto “Pé-de-Pincha na Comunidade Quilombola de Santa Tereza do Matupiri/Andirá: preservação de quelônios e suas implicações na vida socioambiental dos docentes, discentes e comunitários”
A Escola Municipal Quilombola Santa Tereza, localizada na comunidade de Santa Tereza do Matupiri/Andirá, foi uma das três escolas selecionadas para representar o estado do Amazonas na COP30 – a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).
A conquista veio por meio da participação na VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o projeto “Pé-de-Pincha na Comunidade Quilombola de Santa Tereza do Matupiri/Andirá: preservação de quelônios e suas implicações na vida socioambiental dos docentes, discentes e comunitários”.
O trabalho foi apresentado pela Professora Quilombola Jaciara Ribeiro de Castro e pela aluna Quilombola Andreizes dos Santos Trindade, e destacou práticas de preservação ambiental baseadas nos saberes da comunidade quilombola.
A COP30, promovida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), reunirá representantes de 198 países para discutir soluções para as mudanças climáticas.
A seleção da Escola Quilombola Santa Tereza é um marco histórico para Barreirinha e uma importante conquista para as vozes quilombolas e tradicionais da Amazônia.
Por: DECOM/PMB