Produtores de laticínios e piracuí artesanal recebem visita técnica da Prefeitura e Sepror - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Produtores de laticínios e piracuí artesanal recebem visita técnica da Prefeitura e Sepror

A visita às comunidades teve como finalidade regularizar a produção de piracuí e queijo, que poderão ser comercializados em programas do governo e outras cidades, estados e até países, por meio do Serviço de Inspeção Municipal e Selo Arte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Os produtores das comunidades de Vila Carneiro, Tucumanduba e Distrito de Terra Preta do Limão receberam nos dias 26, 27 e 28 de março, a visita técnica dos profissionais da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), uma ação da Prefeitura de Barreirinha, em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Idam, para elaboração de diagnóstico sobre a melhoria na produção, beneficiamento e comercialização de produtos.

A visita às comunidades teve como finalidade regularizar a produção de piracuí e queijo, que poderão ser comercializados em programas do governo e em outras cidades, estados e até países, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Selo Arte.

A equipe técnica conheceu in loco como é realizado o trabalho dos produtores e após a elaboração de diagnóstico, as localidades poderão ser beneficiadas com a implantação de Queijarias e uma unidade Móvel de Processamento de Piracuí. De acordo com o produtor de queijo, Jessé Lopes, a implantação da fábrica de laticínios trará benefícios à comunidade e ao setor primário e acrescenta o olhar visionário do prefeito Darlan Taveira. “Além do nosso produto agregar valores, a gente vai poder comercializar o queijo de uma forma legal, dá um nome a ele e a origem da procedência. Isso só consolida o setor da pecuária de leite, portanto, agradeço a visão do prefeito Darlan Taveira ao setor primário”, disse.

Segundo o secretário da Sempa, Kennedy Andrade, o Distrito de Terra Preta é um polo produtivo de queijo coalho, que está no projeto do Plano Operativo Anual da Secretaria de Produção e já foi aprovado pela gestão municipal. “Reunimos e ouvimos os produtores para que possamos traçar um planejamento de execução dentro do distrito, e assim, em curto e médio prazo estar implantando queijarias artesanais e uma unidade móvel, que vai beneficiar o nosso produtor, sobretudo, levando segurança alimentar”, afirma o secretário.

De acordo com o médico veterinário da Sepror, Dr. Dyogenes Araújo, com a implantação das queijarias e a unidade móvel de processamento de piracuí, o produtor consegue agregar valor ao seu produto e com a certificação, ele consegue trazer investimentos e trabalhos para sua comunidade.

POR: DECOM/PMB

Leia também

Barreirinha inicia III Jornada Cirúrgica de Oftalmologia com mais de 100 cirurgias previstas
Prefeitura de Barreirinha beneficia piscicultores com entrega de alevinos de tambaqui
Primeira Formação Pedagógica Quilombola de Barreirinha reúne comunidade para construção de conhecimento
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!