Prefeitura de Barreirinha reduz lista de espera com realização de cirurgias eletivas - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Os primeiros meses de 2024 foram marcados por grandes avanços na saúde municipal. Isso porque a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), tem realizado ações para a redução das filas de espera de cirurgias eletivas, promovendo o acesso desde os exames para o risco cirúrgico, até a cirurgia e recuperação de pacientes.

Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizadados no Hospital Coriolano Cidade Lindoso e se dividem em cirurgias de laqueadura, hérnia, cisto e outras de pequenas proporções.

O secretário de Saúde, Péricles Tavares, destaca que a iniciativa visa ampliar o número de pacientes atendidos e oferecer cada vez mais qualidade de vida à população. “Por determinação do prefeito Glenio Seixas demos início neste ano às cirurgias eletivas, onde estão sendo realizados cinco procedimentos por dia. Nossos pacientes são agendados conforme o mapa cirúrgico e saem da unidade satisfeitos, com receita médica e medicações em dia. Com essa estratégia há redução do tempo de espera e do sofrimento de quem aguardava por esses procedimentos”, enfatiza.

A paciente Socorro de Oliveira, de 58 anos, que realizou a cirurgia de retirada de cisto ressalta a importância da ação. “Já faz cinco anos que estou lutando para fazer esse procedimento, já passei por outros municípios e só aqui consegui essa oportunidade. Desde a minha chegada no hospital, tive total apoio, por isso, quero agradecer por toda dedicação da equipe médica, dos enfermeiros e, principalmente, do prefeito Glenio, porque sem ele essa ação não seria possível”, agradece.

Cirurgias de laqueadura

A grande maioria das cirurgias eletivas realizadas beneficiaram mulheres, por meio da cirurgia de laqueadura tubária, que promove o planejamento familiar definitivo.

Luciana de Souza, de 26 anos, foi uma das beneficiadas. “Eu já tenho 4 filhos e a vontade de fazer a cirurgia já vinha comigo há tempos. Foi muito importante essas ações, pois é de graça e tudo fica mais fácil, no que se trata da questão financeira. Agradeço ao Prefeito e toda equipe de saúde pela oportunidade dada às mulheres e pelo atendimento prestado”, finaliza.