Barreirinha realiza I Conferência Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Barreirinha realiza I Conferência Municipal de Cultura

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o Conselho Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Barreirinha, realizou nos dias 1 e 2 de dezembro a I Conferência Municipal de Cultura. Reunindo mais de 200 participantes da sociedade civil e organizada, o evento proporcionou uma série de debates democráticos sobre as políticas culturais, sendo a maior do interior do Estado.

O prefeito Glenio Seixas, ao lado do representante de Barreirinha, Darlan Taveira, vereador Renilson Marinho, secretários municipais, membros do Conselho Estadual de Cultura e representantes de entidades religiosas estiveram presentes no ato de abertura do evento.

Os principais objetivos dessa iniciativa são promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e também definir diretrizes prioritárias e necessárias à garantia do direito à cultura.

Para o prefeito Glenio Seixas o encontro foi de fundamental importância para ampliar as discussões sobre o setor cultural do município. “A realização da primeira Conferência de Cultura é um marco para o município e a gente fica feliz em estar colaborando e ver a sociedade civil participando. Acredito que esse evento é uma etapa primordial para grandes avanços na cultura do nosso povo barreirinhense”, destaca.A abertura do evento contou com apresentações das manifestações culturais do município, como os marujos de Freguesia do Andirá, Touro Branco e Touro Preto, pastorinha, lundum, entre outros.

A programação da Conferência se estendeu por todo o sábado (2/12), com a apresentação e discussão dos eixos temáticos, formulações e definição de propostas para etapa seguinte, eleições dos delegados e outras deliberações.De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Eronildo Cabral, o evento foi uma oportunidade de discutir políticas culturais para o município e teve êxito na aprovação do plano apresentado. “Foram mais de 10 horas de discussões dos seis eixos, das muitas propostas e, graças a Deus, todos entraram em um entendimento, porque tanto o poder público, como a sociedade civil estão com o objeto de fazer que esse plano e as propostas sejam aprovadas adiante, para que a gente consiga construir ações para dar ainda mais oportunidades aos nossos fazedores de cultura”, disse.A Conferência contou ainda com a participação de membros do Conselho Estadual e Nacional de Cultura, que foram de fundamental importância para o andamento do evento. Estiveram presentes Everaldo Barbosa – Conselheiro estadual de música, André Durand-Conselheiro estadual de dança e secretário estadual, Jordânia Damasceno- Conselheira estadual de teatro, Pedro Cacheado-Conselheiro estadual de áudio visual e Lucimar Marques-Conselheira de cultura popular de matriz ibérica e nacional da região norte.Os delegados(as) eleitos para Conferência Estadual de Cultura, nos termos da portaria Minc nº 45, de 4 de julho de 2023, que convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura – 4ª CNC, foram:

Delegados representantes do poder público:
1 – Jonildo de Seixas Dutra Junior
2 – Jacy da Silva Correa

Delegados representantes da sociedade civil:
1 – Gabriele Vieira Cabral
2 – Alcione Carvalho Lago