Prefeitura de Barreirinha encerra Novembro Azul com mutirão de testes de PSA  - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha encerra Novembro Azul com mutirão de testes de PSA

A campanha Novembro Azul, proporcionada pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), visa conscientizar a população masculina a cuidar da saúde, desconstruindo barreiras e com o foco no combate ao câncer de próstata.

Mais de 1.400 homens procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no mês de novembro para realizar exames de sangue para teste do Antígeno Prostático Específico (PSA), que auxilia no diagnóstico do Câncer de Próstata.

Comunidades, agrovilas e distritos do município também abraçaram a causa, que, além do teste de PSA, realizaram testes rápidos de HIV, sifilis, HB e HC, consulta médica, de enfermagem, atendimentos odontológicos, palestras educativas, sorteios de brindes, gincanas, lanches e muito mais.

Para a subsecretária de Saúde, Jociane Siqueira, é importante que as famílias incentivem os homens a quebrar esses paradigmas e cuidar da saúde. “Fiquei feliz por ver a presença em massa dos homens nas Unidades de Saúde. O cuidado com a saúde do homem é o ano inteiro, por isso, recomendamos a toda a população, esposas, filhos, que incentivem os homens a procurarem nossos serviços”, disse.

Esse ano o número de homens que procuraram as unidades de saúde foi superior aos anos anteriores. “Isso demonstra que o governo municipal tem se preocupado com a saúde da população. O homem hoje está buscando por saúde, tomando consciência de que isso é importante”, comenta Ricardo Portilho, coordenador municipal da Saúde do Homem.

O idoso Sávio Dutra, 70 anos, incentiva os homens a cuidarem da saúde. “Não tenham medo, façam os testes e exames, porque sem saúde não somos nada. Não adianta ter dinheiro e não ter saúde, esse é o meu recado para os companheiros homens”, finaliza.