Prefeitura de Barreirinha e FVS-AM intensificam ações para previnir doenças relacionadas à estiagem em Barreirinha  - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Visando fortalecer as ações de prevenção a doenças relacionadas à estiagem, uma equipe de profissionais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto (FVS – RCP) esteve no município no dia de ontem (08/11), reunindo com membros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Defesa Civil, afim de alinhar ações de apoio nas áreas de vigilância ambiental, epidemiológica, sanitária e laboratorial.

Presente na reunião, o secretário de Saúde Péricles Vieira ressaltou a importância da parceria com o Estado para minimizar os impactos da estiagem. “Precisamos unir as forças e trabalhar para auxiliar a população de Barreirinha que nesse momento necessita de atenção. O prefeito Glenio Seixas tem se empenhado na busca de parcerias para mitigar os efeitos desse momento que estamos passando”, comentou.

De acordo com a apoiadora técnica da FVS, Yanna Freire, a atuação Estadual está sendo executada de acordo com o plano de contingência de crise criado pelo município. “Precisamos atuar em conjunto com diversos órgãos e coordenações parceiras dentro do município e desenvolver ações estratégicas para minimizar os danos a essa população atingida com entrega de insumos e fortalecer, principalmente, a questão da água com orientações e a forma correta de utilizar”, disse.

A equipe ainda esteve realizando visita no Centro Farmacêutico da Semsa e também na Unidade Hospitalar de Barreirinha.