Mais de 700 barreirinhenses estão sendo comtemplados com 24 cursos gratuitos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma II, ancorado há mais de um mês na orla da cidade. A ação é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Barreirinha e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

De acordo com o diretor responsável do Barco-Escola, Mário Souto, 12 turmas já concluíram suas aulas desde a chegada da embarcação no município, com uma participação assídua dos alunos nas atividades. “Agradecemos o comprometimento dos alunos e alunas e das famílias que apoiam para que eles possam estar por 4 horas aqui conosco realizando os cursos, mas agradecer principalmente a nossa evasão que está bem baixa, sinalizando o interesse da população em querer mesmo adquirir esses conhecimentos e colocar em prática aqui no município,” destaca.

Uma das aulas que foram concluídas no início dessa semana foi do curso de Qualidade de Atendimento ao Cliente, Chefia e Liderança. A jovem Thaís, 29 anos, fez parte da turma e disse estar satisfeita com a forma que o curso foi ministrado. “O curso que eu participei foi muito enriquecedor, aprendi bastante, a qualidade das aulas é muito boa e a estrutura que o Barco nos oferece é excelente para um resultado positivo”, destaca.

Adel Marinho escolheu o curso de Mecânica a Motor a Diesel, ele relata que escolheu a área, principalmente, para cuidar da sua própria embarcação, ter uma atividade extra e futuramente conseguir uma colocação no mercado. “Depois de 14 anos de espera, o Barco Samaúma retorna a Barreirinha, então eu não poderia perder a oportunidade, pois, até eu então, quando falavam em motor a diesel eu era leigo no assunto. Como tenho uma embarcação própria, eu e minha esposa pagávamos muito caro para manutenção e com as técnicas que aprendi, com certeza vou ter o conhecimento necessário para cuidar eu mesmo e ainda, no futuro, trabalhar na área”, relata.

Esta é a terceira vez que o SENAI está presente em Barreirinha para qualificar novos profissionais em áreas distintas de aprendizado técnico e industrial, sendo cursos de produção de alimentos, relações interpessoais, mecânicas de motores, informática, elétrica e sistemas fotovoltaicos, moda e demais cursos ofertados.