Prefeitura de Barreirinha realiza  capacitação com ACEs e ACSs para atuarem no combate à malária - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Prefeitura de Barreirinha realiza capacitação com ACEs e ACSs para atuarem no combate à malária

Objetivando formar profissionais nas técnicas mais avançadas de combate à malária, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza oito dias de capacitação, reunindo Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da sede e zona rural do município.  A capacitação está sendo ministrada por dois profissionais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) experientes na área de combate e prevenção à malária, vindos da capital do Estado.

De acordo com o secretário de Saúde, Péricles Tavares, essa é uma determinação da gestão municipal, sendo uma iniciativa preventiva, principalmente, para o território indígena. “A malária está tentando atingir nossos irmãos indígenas, então nós temos que dar o suporte e para isso nós precisamos capacitar nossos agentes atuantes. Por isso, com determinação do prefeito Glenio Seixas, a secretaria solicitou dois profissionais da FVS-AM para formação de nossos agentes e assim desenvolver um trabalho eficaz”, destaca.

O coordenador da vigilância em saúde no município, enfermeiro Lucas Almeida, enfatiza o objetivo do curso. “Essa capacitação reúne 30 profissionais da sede e da zona rural do município e tem o objetivo de formá-los nas mais avançadas técnicas de combate à malária que nós temos hoje. Serão oito dias de curso, dividido em teórico e prático, onde pretendemos levar esses profissionais a campo, nas comunidades indígenas, colocando em prática o que aprenderam na teoria”, destaca.