Prefeitura de Barreirinha e IFAM formam 42 alunos quilombolas em curso de Formação Inicial Continuada (FIC) - Prefeitura Municipal de Barreirinha
Prefeitura de Barreirinha e IFAM formam 42 alunos quilombolas em curso de Formação Inicial Continuada (FIC)
Durante o curso, os alunos puderam aprender sobre os princípios básicos da agricultura sustentável, incluindo a conservação dos recursos naturais, a reciclagem de resíduos e o uso eficiente de insumos, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) em parceria com a Prefeitura de Barreirinha e o Ifam – Campus Parintins, realizou na noite de quinta-feira (04/08) no Distrito quilombola Santa Tereza do Matupiri, a cerimônia de formatura do curso de formação inicial e continuada de Auxiliar em Agroecologia, uma importante conquista para a formação profissional no território quilombola do município.
A vinda da capacitação se deu pela articulação do prefeito Glenio Seixas, junto a reitoria do IFAM, com o apoio de lideranças quilombolas. Ao todo 42 alunos advindos das comunidades quilombolas de São Pedro do Andirá, Ituquara, São Paulo do Açu, Trindade, Boa Fé e do Distrito de Santa Tereza do Matupiri receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes.
Participaram do ato a pró-reitora de extensão do IFAM, Maria Francisca Moraes, vice-prefeito de Barreirinha, Ridson, diretora do IFAM Parintins, Christiane Rodrigues, superintendente do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Denis Pereira, representante do município em Manaus, Darlan Taveira, vereadores da casa legislativa de Barreirinha, secretário de educação, Márcio Rogério e a coordenadora do IFAM Núcleo Barreirinha, Wilma Marinho. “Esse ciclo é o início de novas parcerias entre o Ifam e a Prefeitura de Barreirinha. Nós iremos desenvolver outros projetos porque temos a consciência que podemos contar com o prefeito que sempre esteve nos apoiando”, afirmou a pró-reitora.
Durante o curso, os alunos puderam aprender sobre os princípios básicos da agricultura sustentável, incluindo a conservação dos recursos naturais, a reciclagem de resíduos e o uso eficiente de insumos, a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental.
“Foi um sonho antigo de moradores do quilombo que sonharam ter uma formação tecnológica, principalmente na área de agroecologia que busca justamente valorizar essa terra e os saberes, então isso é grandioso”, afirmou Christiane Rodrigues, diretora do IFAM Parintins.
O vice-prefeito Ridson Barbosa enfatizou o trabalho da Prefeitura de Barreirinha em buscar parcerias para benefício da população. “Temos a certeza que estamos no caminho certo. O prefeito Glenio Seixas tem buscado muitas parcerias para que tenhamos continuidade nesse trabalho”, afirmou.
A então formada Adriane Castro, contou sobre as barreiras quebradas com a ida do curso para seu território. “É difícil pra gente sair de uma comunidade pequena e ir para uma cidade grande estudar, então foi muito importante esse olhar que tiveram para o nosso quilombo pra gente continuar nossos estudos”, elogiou.
Por: DECOM/PMB
Leia também
Centro do Idoso de Barreirinha encerra atividades com programação especial
Barreirinha conquista prêmio na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Prefeitura de Barreirinha promove encerramento do Programa Nacional da Leitura e Escrita na Educação Infantil