Acessibilidade:

Turma do curso de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa recebe certificação em Barreirinha

Com início em outubro de 2024, o curso capacitou 30 participantes para atuarem diretamente nos territórios, com foco na identificação de violações de direitos, elaboração de propostas de intervenção e fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Na noite desta terça-feira (16/09) foi realizada no Centro Cultural Theodoro Dutra a cerimônia de encerramento e certificação da turma do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa. O evento celebrou a conclusão de uma importante etapa formativa voltada à promoção da cidadania, inclusão social e garantia de direitos da população idosa no município de Barreirinha.

A formação integra o Programa Envelhecer nos Territórios, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e contou com o apoio da Prefeitura de Barreirinha. Com início em outubro de 2024, o curso capacitou 30 participantes para atuarem diretamente nos territórios, com foco na identificação de violações de direitos, elaboração de propostas de intervenção e fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Durante a solenidade, estiveram presentes o prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, o vice-prefeito Márcio Rogério, a pró-reitora de Extensão do IFAM, professora Maria Francisca de Lima, a diretora do Campus Parintins, Cristiane Rodrigues, o secretário municipal de Educação, Kemeson Souza, além da coordenadora do núcleo IFAM/Barreirinha e supervisora do curso, Wilma Marinho e demais autoridades municipais.

Em seu depoimento, a formanda Ivanilce Castro de Melo compartilhou a experiência vivida durante o curso com entusiasmo. “Foi uma experiência única. Visitamos idosos bem cuidados, mas também encontramos muitos em situação de vulnerabilidade, que precisavam de apoio, de uma palavra amiga e de escuta. E com o apoio da prefeitura, como o prefeito nos garantiu, vamos continuar esse trabalho e levar alegria e suporte a quem precisa”, destacou.

A pró-reitora de Extensão do IFAM, professora Maria Francisca de Lima, também celebrou o momento, destacando o ineditismo do programa. “É muito bom voltar a Barreirinha, principalmente para certificar essa turma. Esse é um programa inédito na região norte, e Barreirinha foi um dos dois municípios contemplados. Esperamos que os novos agentes contribuam de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida dos idosos do município“.

O prefeito Darlan Taveira parabenizou os formandos e reforçou o compromisso da gestão com a valorização da população idosa. “É com muito orgulho que acompanhamos a formação desses agentes, que agora têm a missão de transformar a realidade dos nossos idosos. A Prefeitura de Barreirinha continuará sendo parceira em ações como essa, que trazem impacto real à vida das pessoas”, finalizou.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Turma do curso de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa recebe certificação em Barreirinha
Empreendedora de Barreirinha é a primeira a receber o Selo de Inspeção Municipal para produção de iogurte
Amazonastur promove workshop para impulsionar turismo sustentável em Barreirinha
Ir para o conteúdo Clique para ouvir o texto destacado!