Acessibilidade:

Programa Mulheres Mil certifica Quilombolas em Barreirinha

A formação é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, por meio do Centro de Referência de Barreirinha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Em um momento de emoção, superação e empoderamento, mais de 30 mulheres quilombolas do município de Barreirinha celebraram no último sábado (12/07) a conclusão do Curso de Doces, Compotas e Conservas, promovido pelo Programa Mulheres Mil. A formação é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, por meio do Centro de Referência de Barreirinha.

O curso, que teve início em março, foi voltado exclusivamente às mulheres de comunidades quilombolas, promovendo capacitação profissional, fortalecimento da cultura tradicional e incentivo à geração de renda. Ao longo da formação, as alunas aprenderam técnicas de manipulação, conservação e comercialização de produtos derivados da biodiversidade local, com foco no empreendedorismo feminino e no uso sustentável dos saberes ancestrais.

Para Cleidiane Castro, uma das formandas, o curso representou uma nova perspectiva de vida. “Essa formação trouxe não só conhecimento técnico, mas esperança e oportunidade. Agora temos base para abrir nossos próprios negócios e ajudar nossas famílias”, declarou.

Durante a cerimônia de formatura, o prefeito em exercício, Márcio Rogério, destacou a importância da união de forças para alcançar esse resultado. “Essa é a missão da gestão Darlan Taveira e Márcio Rogério: apoiar projetos que transformam vidas e valorizam nossas comunidades tradicionais. Se essas mulheres se organizarem, o sucesso será inevitável”, afirmou.

A diretora do IFAM Campus Parintins, Christiane Pereira, ressaltou que a noite foi marcada por conquistas. “Mais de trinta mulheres certificadas! Isso só foi possível graças a parceria com a Prefeitura. O IFAM entra com o curso, mas é o município quem viabiliza toda a estrutura. Essa união de esforços vai gerar muitos frutos para os quilombos do Andirá”, completou.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha anuncia Manim Vaqueiro como atração nacional do 9º Festival de Quadrilhas
Programa Mulheres Mil certifica Quilombolas em Barreirinha
Com apoio da Prefeitura, delegação de Barreirinha embarca para o JEA’s em Manaus
Ir para o conteúdo Clique para ouvir o texto destacado!