Programa Mulheres Mil certifica Quilombolas em Barreirinha
A formação é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, por meio do Centro de Referência de Barreirinha
Em um momento de emoção, superação e empoderamento, mais de 30 mulheres quilombolas do município de Barreirinha celebraram no último sábado (12/07) a conclusão do Curso de Doces, Compotas e Conservas, promovido pelo Programa Mulheres Mil. A formação é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, por meio do Centro de Referência de Barreirinha.
O curso, que teve início em março, foi voltado exclusivamente às mulheres de comunidades quilombolas, promovendo capacitação profissional, fortalecimento da cultura tradicional e incentivo à geração de renda. Ao longo da formação, as alunas aprenderam técnicas de manipulação, conservação e comercialização de produtos derivados da biodiversidade local, com foco no empreendedorismo feminino e no uso sustentável dos saberes ancestrais.
Para Cleidiane Castro, uma das formandas, o curso representou uma nova perspectiva de vida. “Essa formação trouxe não só conhecimento técnico, mas esperança e oportunidade. Agora temos base para abrir nossos próprios negócios e ajudar nossas famílias”, declarou.
Durante a cerimônia de formatura, o prefeito em exercício, Márcio Rogério, destacou a importância da união de forças para alcançar esse resultado. “Essa é a missão da gestão Darlan Taveira e Márcio Rogério: apoiar projetos que transformam vidas e valorizam nossas comunidades tradicionais. Se essas mulheres se organizarem, o sucesso será inevitável”, afirmou.
A diretora do IFAM Campus Parintins, Christiane Pereira, ressaltou que a noite foi marcada por conquistas. “Mais de trinta mulheres certificadas! Isso só foi possível graças a parceria com a Prefeitura. O IFAM entra com o curso, mas é o município quem viabiliza toda a estrutura. Essa união de esforços vai gerar muitos frutos para os quilombos do Andirá”, completou.
Por: DECOM/PMB