Alunos barreirinhenses participam da etapa local da Olimpíada Brasileira de Lançamento de Foguetes
O evento foi realizado na pista do Aeródromo Municipal, onde os alunos do 8º e 9º ano demonstraram suas habilidades na construção e no lançamento de foguetes feitos com garrafas PET
Na tarde desta segunda-feira (12/05), alunos da Escola Municipal Hilma Dutra participaram da etapa local da Olimpíada Brasileira de Lançamento de Foguetes. A competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelas ciências exatas, como matemática, física e química.
O evento foi realizado na pista do Aeródromo Municipal, onde os alunos do 8º e 9º ano demonstraram suas habilidades na construção e no lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, utilizando bases confeccionadas com tubos de PVC e madeira. O foguete vencedor da competição alcançou a impressionante marca de 140 metros de distância.
A subsecretária municipal de Educação, Edmara Belo, destacou a importância de ações como essa para o desenvolvimento dos estudantes. “A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Semed, tem incentivado os alunos a participarem de competições e eventos que contribuam para o aprendizado e o desenvolvimento de novas técnicas, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino e à maior absorção dos conteúdos escolares”, afirmou.
Para o professor Carlos Dias, os alunos passam a conhecer mais sobre as ciências matemáticas com a confecção dos foguetes. Além disso, a atividade serve como incentivo à pesquisa. “O que nós assistimos aqui hoje foi uma apresentação de foguetes de nível três, que são pressurizados com ar e água. Os alunos utilizam técnicas de matemática, física — com base na Lei de Newton — e também de química. Neste ano, inscrevemos 15 escolas do município, incluindo unidades da sede, do Andirá, do Ramos, além das escolas quilombolas e da área indígena, para participarem dessa competição”, ressaltou.
Por: DECOM/PMB
Leia também