Escolas Municipais de Barreirinha terão acesso a internet de qualidade por meio do Programa Aprender Conectado
O programa está em processo de instalação e em breve vai garantir acesso à internet de qualidade para 48 escolas municipais da sede e zona rural
A educação de Barreirinha deu mais um salto significativo com a chegada do Programa Aprender Conectado, do Governo Federal, voltado para a inclusão digital nas escolas públicas. A adesão ao programa foi realizada pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantindo acesso à internet de qualidade para 48 escolas municipais da sede e zona rural.
O objetivo do programa é oferecer conexão de internet nas escolas públicas de educação básica, com a qualidade e a velocidade necessária para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.
Segundo o secretário municipal de Educação, Kemeson Santos, a iniciativa se destaca pelo alcance e estrutura diferenciada, assegurando um acesso mais amplo e eficiente à internet. “As escolas contarão com três pontos de acesso, distribuídos entre administração, gestão e professores/alunos, garantindo que toda a comunidade escolar seja beneficiada. Essa busca por inovação é uma iniciativa da gestão municipal que, em contrapartida, dará suporte logístico para que a equipe técnica responsável pela instalação chegue a todas as localidades contempladas”, explicou o secretário.
Um diferencial do programa é a inclusão de comunidades que ainda não possuem energia elétrica, que receberão painéis solares para viabilizar a conexão. O cronograma de implantação segue atualmente na primeira fase, com a instalação da estrutura de Wi-Fi, a segunda fase consiste no apontamento de antenas e liberação do link para acesso à internet.
Por: DECOM/PMB