Viveiro Comunitário: Sempa e Idam realizam curso de boas práticas para o cultivo do açaí - Prefeitura Municipal de Barreirinha

Viveiro Comunitário: Sempa e Idam realizam curso de boas práticas para o cultivo do açaí

O Viveiro Comunitário possibilita acompanhamento técnico aos agricultores e tem a meta de ter, a médio e longo prazo, uma unidade de referência na produção de açaí no município

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa), junto a Unidade Local do IDAM, realizou nos Distritos Freguesia do Andirá e São Paulo do Açu o curso de boas práticas para o cultivo do açaí e a entrega de 3 mil mudas desta cultura. A iniciativa é parte do projeto Viveiro Comunitário que tem o objetivo de produzir mudas de variadas espécies frutíferas para o produtor ter acesso dentro da própria comunidade. 

De acordo com o secretário de Produção e Abastecimento, Kennedy Andrade, a capacitação vai contribuir diretamente para o desenvolvimento do projeto e trabalho dos agricultores. “Esse é o primeiro curso de 2023 que estamos realizando e, sem dúvidas, vai ser de grande relevância para os participantes do projeto, que vão ter acesso a conhecimentos e técnicas para o cultivo do açaí, desde o início da semeadura, plantio, manejo, até a colheita do fruto”, destaca. 

O Viveiro Comunitário possibilita acompanhamento técnico aos agricultores e tem a meta de ter, a médio e longo prazo, uma unidade de referência na produção de açaí no município. “Nós estamos realizando um trabalho mais próximo do produtor rural, buscando implantar o cultivo do açaí em Barreirinha. Além do curso, estamos entregando, por meio de logística do Idam e Sempa, as mudas desta cultura produzidas na Sede do município, que junto as que estão sendo produzidas pelos próprios agricultores nas comunidades, vão somar 17 mil unidades”, enfatiza o gerente do Idam, Rafael Koide. 

O agricultor de São Paulo do Açu, Alesson Teixeira, enfatiza a importância do benefício para localidade e da parceria entre as instituições idealizadoras do projeto. “Só temos a agradecer pela oportunidade e incentivo que estamos recebendo. Essa parceria da Sempa e Idam com os produtores rurais vem beneficiar muito nossa comunidade e abrir novos horizontes para quem vai trabalhar com essa cultura. Muitas vezes sabemos plantar, mas não temos aquele conhecimento técnico que podem ajudar na melhoria de produção. Agora temos mais base para levar esse projeto a frente”, finaliza.

Por: DECOM/PMB

Leia também

Prefeitura de Barreirinha inicia pavimentação nas ruas do Distrito de Terra Preta
Prefeitura de Barreirinha leva ações de cidadania e saúde para a população indígena Sateré-Mawé
Saúde: Prefeitura realiza 1ª Mostra Barreirinha Aqui Tem SUS
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!